Minas Gerais

PARA ASSISTIR

Mostra Cinema dos Quilombos começa nesta quarta (14)

Programação é online, gratuita e conta com 13 curtas realizados por quilombolas

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Filme "A viagem do Seu Arlindo" conta histórias da comunidade Quilombola de Pedra Branca e está entre as exibições da mostra - Foto: Reprodução

Começa nesta quarta (14), a segunda Mostra de Cinema dos Quilombos, projeto idealizado pelo cineasta mineiro Cardes Monção Amâncio, coordenador do Cinecipó. A programação, que vai até dia 24 de julho, é totalmente online, gratuita e conta com 13 curtas-metragens. Os filmes estarão disponíveis por 24h, a partir das 9h do primeiro dia, nos sites www.todesplay.com e www.cinemadosquilombos.com.br.

A curadoria é assinada pelas pesquisadoras Alessandra Brito e Maya Quilolo, que também atuaram na primeira edição da mostra, realizada no ano passado. O processo curatorial foi compartilhado com Edson Quilombola, Rosinere Souza, Claudiene Souza, Maria Eunice, Wiliam Souza Franco e Dione Marques, todos moradores Quilombo dos Marques.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A programação também conta com debates com os realizadores dos filmes.

História

A ideia da mostra surgiu durante a realização do documentário "Rota do Sal Kalunga", filme dirigido em 2014 por Cardes Monção Amâncio e André Portugal Braga, sobre o quilombo dos Kalungas. Na ocasião, o Cardes percebeu o quanto seria importante um espaço que ampliasse a visibilidade de filmes produzidos nos quilombos, realizados por quilombolas ou em parceria com pessoas de fora das comunidades.

O projeto também realiza oficinas audiovisuais em comunidades quilombolas, além de manter aberto um chamamento para filmes produzidos por quilombolas e cineastas cujos trabalhos dialoguem com o tema. 

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Programação

1- Quilombo Mata Cavalo

Direção: Jurandir Amaral / 2018 / 16’ / livre

Quilombo Mata Cavalo / Nossa Senhora do Livramento (MT)

Sinopse: No Quilombo Mata Cavalo, quilombolas distribuídos em seis comunidades resistem para preservar seus traços culturais, manter a integração comunitária e conquistar a regularização das terras herdadas de seus ancestrais.

2- O Mundo Preto tem Mais Vida

Direção: Sabrina Duran / 2018 / 37’ / livre

Quilombo de Santa Rosa dos Pretos / Itapecuru-Mirim (MA)

Sinopse: A construção e ampliação da Estrada de Ferro Carajás, da BR 135, atravessa violentamente a comunidade quilombola de Santa Rosa dos Pretos Itapecuru-Mirim, no Maranhão. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a empresa Vale S.A. cometem severas violações contra os quilombolas. Mas a vida preta de Santa Rosa ainda resiste, à revelia do buraco branco que tudo devora sem se dar por satisfeito.

3- Cumbe – memórias quilombola

Direção: Iorana Silva, Vivian Raqueli Silva, Nicolas Michel Silva, Jhonatan Moreira, Nicoly Silva, Antônio Martins Neto, Robert Rocha, Ednilson Oliveira, Tiana Cassiano, Amanda Nogueira, Cleomar Rocha / 2020 / 11’ / livre

Quilombo do Cumbe / Aracati (CE)

Sinopse: Uma colcha de retalhos. Memórias de quem somos.

4- Cofo do Rampa

Direção: Naýra Albuquerque / 2019 / 12 / livre

Quilombo Rampa / Vargem Grande (MA)

Sinopse: O fazer do cofo de palha do Quilombo Rampa, acompanhado atentamente pelas visões de uma câmera aprendiz, gerando um cinema-aprendiz.

5- Jacá do Quilombo

Direção: Raimundo José e Aparecida Leite / 2020 / 11’ / livre

Quilombo Rampa / Vargem Grande (MA)

Sinopse: O quilombola Modesto Santos de 56 anos mostrando como se faz o jacá, uma pratica ancestral que passa de geração para geração no quilombo Rampa.

6- A Viagem de Seu Arlindo

Direção: Sheila Altoé / 2018 / 16’ / livre

Quilombo de Pedra Branca / Vargem Alta (ES)

Sinopse: Na comunidade Quilombola de Pedra Branca, nas montanhas capixabas, os mais velhos preservam a tradição de contar histórias para os mais jovens como a do dia em que o Seu Arlindo decide fazer uma misteriosa viagem, deixando intrigados os moradores locais.

7- O Retorno de Luzia

Direção: Coletivo Ficcionalizar / 2019 / 10’ / livre

Quilombos Quixabeira e Feijão / Mirandiba (PE)

Sinopse: Do centro da cidade de Mirandiba aos quilombos da Quixabeira e Feijão, a paisagem sertaneja e o Baobá, árvore ancestral de África, vão abrigar a narrativa do retorno de Luzia ao quilombo, depois da dor e superação do racismo vivido na cidade.

8- Mulher Guerreira

Direção: Carlúcia de Melo Soares / 2015 / 12’ / livre

Arraias (TO)

Sinopse: O filme conta a história da diretora, uma descendente quilombola que não desistiu diante das dificuldades, estudando, aprendendo a profissão de pedreira e conquistando seus sonhos.

9- Pra se contar uma história

Direção: Elen Linth, Lucicleide Santos, Diego Jesus e Leandro Rodrigues / 2013 / 25’ / livre

Quilombo Santiago do Iguape / Cachoeira (BA)

Sinopse: Na comunidade quilombola Santiago do Iguape, Neguinha conta uma história de resistência.

10- Senhoras do Dendê

Direção: Auzerina Baptista e Jefferson Gonçalves Correia / 2019 / 38’ / livre

Quilombo Sapê do Norte / São Mateus (ES)

Sinopse: As Senhoras do Dendê ocupam tradicionalmente o território quilombola do Sapê do Norte (municípios de São Mateus e Conceição da Barra-ES) há muitas gerações, mantendo e transmitindo diversos saberes e fazeres coletivos, também ocupam posições de destaque em casas de candomblé e umbanda no Sapê do Norte e na Grande Vitória. O filme registra um encontro dessas senhoras, suas trocas de saberes e de luta contra o extermínio dos dendezeiros por uma grande empresa de celulose.

11- Candombe do açude: o passado contado pelo canto. Ep. 1: Pandemia – Isolamento ou Respiro?

Direção: Danilo Candombe / 2020 / 29’ / livre

Quilombo do Açude / Jaboticatubas (MG)

Sinopse: Série de três documentários sobre o quilombo do Açude. O primeiro episódio – Pandemia: isolamento ou retiro – retrata sobre como foi o ritual do Candombe nesse momento de pandemia no ano de 2020 e mostra como a nova geração vivenciou e sentiu a manifestação de suas tradições, pela primeira vez em 20 anos sem a influência de visitantes.

12- Tambor na Mata

Direção: Raimundo José da Silva Leite / 2019 / 25’ / livre

Quilombo Rampa / Vargem Grande (MA)

Sinopse: Tambor na Mata é uma manifestação cultural realizada todos os anos no Quilombo Rampa município de Vargem Grande-MA, sempre no dia 31 de dezembro, crianças, jovens, homens e mulheres do quilombo escolhem uma parte da mata onde vão pela manhã e voltam só a tarde pra casa, passam o dia inteiro cantando e dançando tambor na mata.

13- Lealdade

Direção: Ana Stela Cunha e Milla Negrah Avelar / 2019 / 7’ / livre

Quilombo do Damásio / Guimarães (MA)

Sinopse: No Quilombo de Damásio – tal como em praticamente todo o Estado do Maranhão – a brincadeira da “dança portuguesa” faz parte dos extensos festejos juninos. Mas quando nos deparamos com esta brincadeira numa “terra de preto” (como tem sido definido pelos seus moradores este espaço, que extrapola a geografia) o estranhamento vem à tona.

Debates com realizadores

Sessão 1: “Aqui é o nosso sossego, aqui é nossa casa, aqui é o nosso território, aqui é onde a gente quer ficar” – Maria José da Conceição

Quarta-feira (14) / 19h – mediação de Edson Quilombola e de Rosinere Franco

Sessão 2: “Estiano o tino do tempo” – Seu Arlindo

Sábado (17) / 17h – mediação de Alessandra Brito e de Dione Marques

Sessão 3: “Uma lição de vida” – Lucicleide Santos (Neguinha)

Terça-feira (20) / 19h – mediação de Maria Eunice e Claudiene de Souza Santos

Sessão 4: “A Real força do sagrado” – Danilo Candombe

Sábado (24) / 17h – mediação de Maya Quilolo e de Willian Souza Franco

Mais informações em cinemadosquilombos.com.br.

Edição: Elis Almeida