SONO

“Só mais uns minutinhos!” A função soneca faz bem?

Uma boa noite de sono é aquela que garante que as fases do sono aconteçam ao longo da noite, sem interrupções. 

Ouça o áudio:

"A primeira fase é de um sono leve, em que começamos a sair do estado de vigília. Dura cerca de 15 minutos" - Créditos da foto: Reprodução/Pixabay
Em média, durante uma noite temos entre quatro e seis ciclos de sono

Paulo geralmente acorda sem despertador. Quando tem um compromisso, coloca o celular para tocar a tempo suficiente para não se atrasar. Tocou, ele logo desliga o aparelho e se levanta. Já Felipe, seu namorado, prefere programar o celular para tocar uma hora antes do necessário e abusa da função soneca do aparelho, aquela que repete o alarme a cada 10 minutos. 

Quando dormem juntos, o conflito se instaura. Paulo reclama da tortura que é para ele ser acordado a cada 10 minutos. Já Felipe argumenta que, sem esse ritual, não consegue levantar a tempo. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::

E aí, o que a ciência diz sobre cada uma dessas técnicas? 

Para responder a essa pergunta, vejamos como o sono humano funciona. Nossa espécie precisa de, em média, oito horas de sono por dia. Só que nosso sono não é algo uniforme. Ele possui um comportamento cíclico. Em média, durante uma noite temos entre quatro e seis ciclos de sono, cada um dividido em quatro fases.

A primeira fase é de um sono leve, em que começamos a sair do estado de vigília. Dura cerca de 15 minutos. Em seguida, na segunda e terceira fases o sono se aprofunda até que os músculos se relaxem completamente e nossa percepção de estímulos do ambiente fique quase nula. Esses dois estágios duram cerca de uma hora. Essa fase do sono profundo é essencial para algumas funções do organismo como o crescimento e a manutenção da imunidade.

Já a última fase recebe um nome próprio. É o chamado sono REM (Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido dos Olhos). Nela, o cérebro adota um estado de maior atividade, quase próximo ao de quando estamos acordados. É nesse momento em que mais sonhamos e que importantes funções relacionadas à memória e ao aprendizado ocorrem no cérebro.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Uma boa noite de sono, que traga disposição e bem-estar para o dia seguinte, é aquela que garante que essas várias fases aconteçam ao longo da noite, sem interrupções. 

Assim, quando Felipe deixa seu despertador durante uma hora na função soneca, ele terá seu ciclo de sono reiniciado a cada vez que o alarme toca. Ou seja, será uma hora de um sono leve que não progride para as demais fases do ciclo, fundamentais para um sono de qualidade.

Diversos experimentos já demonstraram os malefícios do uso recorrente dessa estratégia para a qualidade do sono. Maior cansaço e irritabilidade e menor capacidade de concentração, de memória e de aprendizado são alguns desses efeitos de curto prazo. No longo prazo, uma má qualidade de sono pode trazer problemas sérios à saúde e inclusive encurtar nossa expectativa de vida.

Por isso, boa noite, bons sonhos e até a próxima!

Edição: Rafaella Dotta