Minas Gerais

Coluna

Dormem sossegados os caras do Senado

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Viadutos são os novos campos de concentração. Hospitais lotados. Presidente mentiroso, corrupto e covarde" - Créditos da foto: Pedro Patrus
O vírus se espalha como notícia ruim nos bairros mais pobres e as mortes são uma realidade cruel

Uma multidão se espreme em frente a uma agência de empregos. Uma outra na Caixa Econômica. Viadutos são os novos campos de concentração. Hospitais lotados. Presidente mentiroso, corrupto e covarde.

A cena se repete ao longo da cidade, principalmente nos subúrbios, periferias e quebradas das grandes capitais brasileiras. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::

O vírus se espalha como notícia ruim nos bairros mais pobres e as mortes são uma realidade cruel para um povo já sofrido. Enterros viram rotina de uma gente trabalhadora. O paletó de madeira é a moda mais corriqueira para essa gente que o sol castiga o ano todo.

Solange, que tem um pequeno salão de beleza na laje de sua casa, não está trabalhando. Ela cuida do filho e de uma mãe doente. Eles não têm qualquer tipo de renda. Só têm o salão de beleza. Ela ainda não recebeu qualquer ajuda do governo. Sua angústia e desespero só aumentam. A fome é real. Não é simbólica. Não é imaginária. Está devendo o aluguel. Pode ser despejada a qualquer momento. Teme ir para debaixo de um viaduto. Sabe que lá a vida é dura. Lá a vida é como num campo de concentração, ela diz.

As pequenas redes solidárias das quebradas vêm fazendo um trabalho belíssimo, levando esperança, arroz, feijão, sal, macarrão, sardinha, óleo, açúcar e afeto. Mas ainda é pouco. A miséria é muita.

Dormem sossegados os caras do Senado!

Rubinho Giaquinto é covereador da Coletiva em Belo Horizonte

 

Edição: Larissa Costa