Minas Gerais

REAÇÃO

Editorial | Atos pelo Fora Bolsonaro se multiplicam em Minas Gerais

No estado, também devemos continuar a resistência ao programa de Romeu Zema, que segue à risca o governo Bolsonaro

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
"O povo mineiro tem potencial de ampliar em muito esse caldo pela derrubada do governo Bolsonaro" - Créditos da foto: Leonardo Koury

A Campanha Fora Bolsonaro segue expandindo e se fortalecendo em todo o país. A cada semana, surgem novos comitês em cidades que ainda não havia se articulado e, cada vez mais, o povo aumenta sua indignação e vontade de ocupar as ruas para impedir este governo genocida.

Estamos enfrentando uma nova situação política: o avanço do programa neoliberal do governo Bolsonaro, comandado pelo ministro da economia Paulo Guedes, tem piorado os índices socioeconômicos e ampliado a desigualdade social. O povo está ficando mais pobre, tornando a miséria e a fome cada vez mais comuns em todas as cidades do país. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::

A piora na condição de vida das pessoas e o boicote do governo federal na adoção de medidas para enfrentar a pandemia têm proporcionado um isolamento progressivo do presidente. A crise no governo tem contribuído para revelar o tamanho engodo que é a figura de Bolsonaro, que só foi eleito com a intensa disseminação de fake news durante toda a campanha eleitoral.

As pesquisas têm apontado uma queda crescente na popularidade do governo, pela primeira vez, a maioria da população é favorável ao impeachment. O crescente desgaste de Bolsonaro tem posicionado mais setores da sociedade como oposição ao governo, além disso, a recuperação dos direitos políticos de Lula e a retomada dos atos de rua deflagram um cenário menos desfavorável às lutas populares.

Minas Gerais tem feito bonito nas Últimas manifestações

O estado foi o que teve o maior número de cidades com realização de atos no Brasil. BH foi uma das capitais com a maior participação de pessoas. Ainda assim, o povo mineiro tem potencial de ampliar em muito esse caldo pela derrubada do governo Bolsonaro.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Em Minas, importante reforçar, o nosso desafio é ainda maior, pois enfrentamos um governo estadual que segue à risca o projeto de Bolsonaro. O governo Zema constrói uma agenda de ataque aos trabalhadores, cortando direitos dos servidores, tentando privatizar as empresas estatais, negando a pandemia, fragilizando as políticas sociais, precarizando os serviços públicos e entregando nossos bens naturais ao capital estrangeiro, estimulando a mineração e o agronegócio.

O próximo ato nacional pelo Fora Bolsonaro é neste sábado, dia 24 de julho. É importante que Minas mantenha e aumente sua capacidade de incidir na política nacional e, somado a isso, devemos fazer nosso dever de casa e ampliar a resistência ao programa do governo Zema.

 

Edição: Rafaella Dotta