Rio de Janeiro

EDUCAÇÃO

Sem ampla divulgação, volta às aulas na rede estadual do RJ tem escolas vazias

Governo estadual estabeleceu regras para ensino presencial a partir do nível de risco da covid-19 em cada município

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Seeduc RJ
Segundo a Secretaria estadual de Educação (Seeduc), as unidades estão seguindo protocolos como distanciamento social, oferta de álcool 70% e tapetes sanitizantes para evitar infecção pela covid-19 - Divulgação/Seeduc RJ

As escolas da rede estadual do Rio de Janeiro retomaram nesta segunda-feira (26) as aulas no modelo híbrido (presencial e remoto). A falta de ampla divulgação e de especificação sobre as escolas que abririam, no entanto, fez com que diversas unidades na capital e nos municípios fluminenses não recebessem alunos.

Segundo a Secretaria estadual de Educação (Seeduc), as unidades estão seguindo protocolos como distanciamento social, oferta de álcool 70% e tapetes sanitizantes para evitar infecção pela covid-19.

Também disponibilizam equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas para os profissionais, além de máscaras para servidores e estudantes. Além disso, nas escolas e unidades administrativas da pasta são afixados cartazes com os protocolos de segurança.

Leia mais: Com 76,2% dos casos, Rio de Janeiro é o estado com maior número de registros da variante Delta

No ensino remoto, a Seeduc usará material didático impresso produzido pelos professores da rede e as aulas acontecem pelo aplicativo Applique-se

Bandeiras

A Seeduc informou que as atividades estarão condicionadas às bandeiras de classificação de risco para orientar sobre a possibilidade ou não da retomada segura das aulas em todos os municípios. Caberá aos estudantes, pais ou responsáveis, a opção pelo retorno presencial ou a permanência somente no ensino remoto.

Em caso de municípios do estado do Rio com bandeiras vermelha e roxa, as unidades escolares da rede pública estadual funcionarão apenas para atividades administrativas. As aulas, nesses casos, acontecerão somente de forma remota. 

Em municípios com bandeiras de risco laranja, amarela e verde, as escolas estaduais poderão desenvolver atividades pedagógicas com os estudantes que tenham interesse em frequentar aulas presenciais, mediante a capacidade física da unidade, em sistema de rodízio, respeitando as normas de distanciamento.

O governo estadual estabeleceu um percentual diário de funcionamento. No Ensino Fundamental, a escola em cidade com bandeira laranja poderá ter funcionamento presencial de até 50% de sua capacidade. Em municípios com bandeira amarela, a unidade escolar pode utilizar até 75% de sua capacidade de atendimento. As escolas em região com bandeira verde podem operar em até 100%.

Já no Ensino Médio, escolas com bandeira laranja poderão utilizar até 40% da capacidade no formato presencial. Em caso de bandeira amarela no município, a unidade escolar pode fazer atendimento presencial de até 60% da capacidade total. Escolas em região com bandeira verde podem operar em capacidade total na modalidade presencial.

Edição: Eduardo Miranda