Distrito Federal

Cultura

Disco Samba Candango lança temas, artistas e ritmos do Quadrado

O resultado da parceria entre a Rosa dos Ventos e o Sambista Breno Alves reúne a nata da diversidade musical do DF

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Centro Tradicional de Invenção Cultural - Thiago Araújo

O álbum Samba Candango reúne a nata da diversidade musical do Distrito Federal em um encontro com 50 participantes, entre vocalistas, compositores, arranjadores, intérpretes e instrumentistas.  Representando culturas populares da capital, 14 faixas serão disponibilizadas nas principais plataformas de streaming, a partir de 30 de julho.

 E para ampliar a experiência sensorial do público, no dia 07 de agosto, no canal do Instituto, será lançado o álbum visual da obra, um híbrido entre videoclipe e cinema, que trará um recorte audiovisual dessa célebre congregação musical. A gravação será composta por três temas e terá participações especiais. 

A proposta de roteiro revela a andança de Breno Alves pelos territórios de três rainhas da cultura afro-brasileira: Realeza e a beleza das ruas do Sol Nascente, Mestra Martinha do Coco e o Paranoá com seus encantos, além de Mãe Baiana e as riquezas de seu terreiro, o Ilê Axé Oyá Bagan. Tudo isso, em um cenário abrilhantado pela dança de Oxum.

A concepção do Samba Candango é da produtora  cultural Stéffanie Oliveira, que também assina a direção artística junto do sambista Breno Alves. Apostando na profunda riqueza musical e poética do quadradinho, apresentam os sambas em suas várias vertentes, bem como sua consonância com os ritmos populares. 

Por essa razão, encontram-se tantos diálogos com outros artistas, brincantes e mestres também integrantes do amplo projeto. Como exemplos das distintas manifestações culturais que podem ser ouvidas nesta verdadeira antologia estão o samba de coco, o samba de terreiro, o jongo e o bumba meu boi. 

Serviço Samba Candango

Lançamento do álbum musical em 30/07: https://tratore.ffm.to/sambacandango

Lançamento do álbum em 07/08:  https://www.youtube.com/channel/UCtgy4kbKo1XbMfMgi-dQyWQ  

Site: www.rosadosventosinstituto.com.br

 

Edição: Márcia Silva