Minas Gerais

AMANHÃ

EDITORIAL | Escrever sobre o hoje para ter um novo amanhã

Derrotas vem desde “grande acordo nacional com o Supremo, com tudo"

Belo Horizonte (MG) |
Com o Brasil de Fato Minas Gerais aniversariante na mão, fica o desafio de refletir com quem tá do nosso lado - Vangli Figueiredo

Na terça-feira (10), sob uma cortina de fumaça do desfile das Forças Armadas em Brasília, Bolsonaro, apesar de ter passado vergonha dentro e fora do Brasil, cavou mais uma vitória para seu projeto de destruição com a aprovação da Medida Provisória 1045/2021 (MP 1045).

Apesar do objetivo principal de prorrogar o “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda”, o texto completo da MP 1045 acabou sendo recheado com outros “caroços” sobre programas de primeiro emprego e de requalificação profissional, mudanças na CLT e na definição de quem pode contar com a Justiça Gratuita.

Bolsonaro aprovou MP 1045/2021 que muda CLT

As mudanças, que já foram aprovadas em primeiro turno na Câmara dos Deputados, anulam direitos do Programa Jovem Aprendiz e criam um programa tão agressivo que retira garantias como 13º salário, férias, FGTS e outros direitos trabalhistas. Ainda, dificultam o acesso à Justiça Gratuita exigindo comprovação com CadÚnico e determinam que a parte que perder pague as custas e honorários criando uma dívida no Judiciário.

E para nós de Minas Gerais, que convivemos diariamente com crimes ambientais provocados por mineradoras a MP traz outro fantasma: precariza ainda mais as condições de trabalho dos mineiros aumentando a carga horária mensal.

Se todo dia acordamos para viver essa montanha russa que é ser brasileiro, fica a pergunta do que nos resta fazer.

Reverter o golpe

E pra lembrar que o amanhã se constrói hoje, vale citar um rapper belorizontino, o FBC: “o quadro é grave, precisamos de mais Marielles vivas/ Sendo vidas livres, porque as correntes (eu não sei)/ Talvez pra nos lembrar o que fomos/ Pra não sermos novamente”.

Isso porquê é preciso que não saia de nossas memórias que as derrotas sofridas não são obras do acaso e nem uma “fase ruim”, é mais o tal esquema do “grande acordo nacional com o Supremo, com tudo”: que envolve desde Senadores e Deputados até o nosso vizinho que defende o voto impresso, passando pelo Jornal que vai falar que essa tal MP 1045 foi para “modernizar” as relações de trabalho.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Com esse Brasil de Fato Minas Gerais aniversariante na mão (8 anos colado em você!), fica o desafio de refletir com quem tá do nosso lado – até com o tal do vizinho. E gravar na mente quem são os do lado de lá que tanto querem arrancar a felicidade desse povo que merece todas as honras e vitórias, até no Japão.

Edição: Elis Almeida