Paraíba

MÚSICA

Cantora Bixarte lança o último single e clipe do projeto “A Nova Era”

“Black Bitch Travesti” aborda a vivência travesti e a ocupação de espaços no Hip Hop

Brasil de Fato | João Pessoa-PB |
Capa do Single "Black Bitch Travesti". - Luigi Apolinário

A cantora paraibana Bianca Manicongo, conhecida como Bixarte, lançou, nesta sexta-feira (13), o single e clipe Black Bitch Travesti. A música faz parte do projeto A Nova Era, que já contou com a produção de mais três clipes. Os quatro singles que compõem a iniciativa são: Oxum, Travesti no Comando da Nação, Àrólé e, por último, Black Bitch Travesti. O projeto, que foi financiado pela Lei Aldir Blanc, priorizou a contratação de pessoas pretas e LGBTQIA+. 

“O single Black Bitch Travesti transmite autoconfiança e uma energia sem igual. Através da música, a Bixarte conta qual é o segredo do rap e reafirma a potencialidade de pessoas não cisgêneras no cenário do Hip Hop. Black Bitch Travesti contou com a produção do beatmaker Big Jess, que intensificou a mensagem com o estilo pesado do trap e batidas dançante do pop”, afirma a assessoria da cantora. 

Concluindo o projeto, Black Bitch Travesti exprime a vivência enquanto travesti e como ela molda a maneira de fazer música, assim como a ocupação dos espaços no Hip Hop e na política, por exemplo. Já a faixa Oxum expõe a ancestralidade, força e amor para as travestis; Travesti no Comando da Nação fala da transfobia do “macho”, mas também é um grito contra o silenciamento; Àrólé traz a problematização da intolerância religiosa no país, exigindo respeito. 

A direção criativa dos videoclipes foi feita por Dorot Ruanne e Bixarte. Participaram do elenco, além de Bixarte e Dorot Ruanne, artistas como A Fúria Negra, Arlyxa Trindade, Djully Bernardo, Hiura Fernandes, Pedro Rolim e Riara Nogueira. 
 

Edição: Carolina Ferreira