Minas Gerais

PARALIMPÍADAS

Uberlândia é a cidade de Minas com o maior número de paratletas na delegação nacional

Jogos estão sendo transmitidos pela Rede Minas, no horário de 5h30 às 7h30

Uberlândia (MG) |

Ouça o áudio:

Atletas do Praia Clube, de Uberlândia, que representam o Brasil em Tóquio. - Alê Cabral / CPB

O Brasil faz bonito nas Paralimpíadas. Muito desse sucesso tem participação de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, cidade com o maior número de paratletas na delegação brasileira, sendo 11 dos 36 atletas do estado. 

Isso se dá pelo incentivo aos esportes paralímpicos na cidade, mediante o programa Paradesporto, que atende pessoas com deficiência no âmbito esportivo, desde a iniciação até a participação em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. 

No primeiro dia, Gabriel Bandeira bateu recorde paralímpico na natação

O programa, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, Futel, Sesi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), associações e clubes que incentivam o esporte para pessoas com deficiência, oferece formação em diversas modalidades, como atletismo, halterofilismo, bocha, vôlei sentado, futebol de sete, natação, parabadminton e goalball. 

Os convocados de Uberlândia foram Lara Lima (halterofilismo), Mateus Carvalho (bocha), Oscar Carvalho (assistente esportivo de bocha), Jovanna Costa (assistente esportiva de bocha), Weverton Santos (treinador da seleção brasileira de halterofilismo) e Vander Fagundes (fisioterapeuta), todos da equipe CDDU/Futel, e ainda Rodrigo Parreira (atletismo), da Aparu/Futel.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Do Praia Clube, os convocados foram o tenista Gustavo Carneiro, os nadadores Gabriel Bandeira, Gabriel Melone, João Pedro de Oliveira, Laila Suzigan, Ruan Felipe de Souza e Vanilton do Nascimento Filho e o treinador Alexandre Vieira. Também de Uberlândia, estão na delegação brasileira, além do professor Alberto Martins da Costa, o coordenador técnico de halterofilismo, Silvio Soares dos Santos.

Com apenas 18 anos, a paratleta Lara Lima, atleta do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) é a mais jovem atleta do halterofilismo entre todas as delegações desta edição dos Jogos Paralímpicos. Lara obteve a 7ª colocação, ao levantar 88 kg, na quinta-feira (26). 

Rodrigo Parreira, do atletismo, espera voltar para Uberlândia com medalhas, assim como ocorreu nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, quando conquistou prata no salto em distância e bronze nos 100 metros rasos. Rodrigo, na final do salto em distância, ficou em 5º lugar. Na sexta-feira (3), ele compete nos 100 metros rasos.

No primeiro dia de competições, o atleta Gabriel Bandeira bateu recorde paralímpico na natação, ganhando o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Tóquio, além de receber prata e bronze no decorrer da competição. Outras conquistas, também na natação, vieram com Laila Suzigan e Gabriel Melone, atletas do Praia Clube, que garantiram o bronze na prova de revezamento misto 4x50.

A delegação brasileira tem 259 representantes entre paratletas, guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 163 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 433 pessoas. A Rede Minas tem transmitido os jogos, no horário de 5h30 às 7h30. 

 

Edição: Wallace Oliveira