Rio Grande do Sul

DESPEDIDA

Olinda Morais Tavares, mãe do Padre Josimo, morre aos 82 anos de idade

Conhecida como 'Mãe da Esperança', foi uma mulher guerreira que perdeu seu filho para as injustiças do mundo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Olinda Tavares foi vítima de uma parada cardíaca aos 82 anos - Reprodução

Dona Olinda Morais Tavares, mãe do mártir Padre Josimo Tavares, fez sua Páscoa na manhã de sexta-feira (3). Com 82 anos, ela foi vítima de uma parada cardíaca, em Marabá (PA).

“Também conhecida como 'Mãe da Esperança', Dona Olinda foi uma mulher guerreira, que perdeu seu filho para as injustiças do mundo controlado pelos poderosos”, afirma o Instituto Cultural Padre Josimo em nota de pesar.

Padre Josimo foi sacerdote católico e coordenador da Comissão Pastoral da Terra. Há 35 anos, foi brutalmente assassinado a mando de fazendeiros da microrregião do Bico do Papagaio, por sua defesa dos trabalhadores rurais. Desde então, vive no coração de milhões que lutaram e lutam pela libertação dos pobres, pela distribuição de terra e contra o latifúndio.

O Instituto que leva o nome do Padre Josimo produziu um especial contando a história da Dona Olinda Tavares, através do programa Vida no Sul, em 2016. Assista:

 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira