Minas Gerais

MOBILIDADE

Instituto propõe maior controle público sobre o transporte em Belo Horizonte

Projeto que extingue a BHTrans foi aprovado pela Câmara em primeiro turno

Belo Horizonte (MG) |
PL aprovado em 1º turno transfere a competência sobre o transporte público da capital para a Superintendência de Mobilidade de BH (Sumob) - (Moisés Teodoro/BHAZ)

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), ONG que pauta o direito à mobilidade, saúde, energia e alimentação, entre outros, encaminhou uma carta à Câmara de BH, propondo alterações no Projeto de Lei (PL) 160, que prevê a extinção da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

Aprovado na última semana em primeiro turno, por 37 votos a favor e 3 contra, o PL 160/2021 transfere a competência sobre o transporte público da capital para a Superintendência de Mobilidade de BH (Sumob). A versão aprovada contemplou 35 emendas apresentadas pelos vereadores e difere, portanto, do texto original, proposto Poder Executivo.

IDEC propõe remunerar por qualidade e não por número de passageiros

Na carta encaminhada à Câmara, o IDEC argumenta que, se o contrato de concessão do transporte não for alterado, ampliado o controle público da atividade, os problemas da má qualidade do transporte em BH e das altas tarifas não serão resolvidos. 

Entre as alterações, o IDEC propõe a criação de instrumentos para melhorar a capacidade de controle da prefeitura num novo contrato e o fortalecimento dos mecanismos de participação social e fiscalização.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Entre os instrumentos, o Instituto destaca: 1) mudança da fórmula de remuneração do contrato para um pagamento por custo vinculado à qualidade, em oposição ao atual pagamento por passageiro, que estimula a lotação; 2) obrigação de cobertura de atendimento em toda a cidade e em todos os horários do dia; 3) inclusão de metas de redução de poluentes emitidos pelos veículos.

Edição: Elis Almeida