Minas Gerais

IMPACTOS

UFMG e PBH realizam pesquisa sobre o impacto da pandemia no setor cultural da cidade

Pesquisa também visa receber sugestões para a retomada das atividades do setor

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Diagnóstico irá subsidiar a Conferência Municipal de Cultura - Ricardo Laf/PBH

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, está realizando uma pesquisa sobre Cultura e Pandemia, com objetivo de identificar os impactos sociais e econômicos da pandemia sobre o setor cultural em BH

Setor cultural foi um dos primeiros a interromper atividades com pandemia

O trabalho é parte da primeira etapa da 6ª Conferência Municipal de Cultura de Belo Horizonte e será conduzido pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG e pelo Grupo de Pesquisa de Economia da Cultura do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Cedeplar). 

A primeira etapa da pesquisa consiste na escuta de agentes, grupos e espaços culturais da cidade. Para tanto, estes precisam preencher o formulário eletrônico até a sexta-feira (8).

Relatório final ficará disponível para toda população

 

O formulário eletrônico tem por objetivo contribuir na sistematização de um diagnóstico das atividades do setor, antes de durante a pandemia de covid-19, além de recolher sugestões para a retomada das atividades artístico-culturais. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A professora Ana Flávia Machado, coordenadora do Cedeplar, afirma que para realizar o mapeamento cultural da cidade também serão utilizados dados secundários. “Analisaremos dados provenientes de fontes secundárias, como o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e o Ministério da Economia, além de dados da própria Prefeitura e da pesquisa de campo on-line dirigida aos agentes. O diagnóstico oriundo dessa análise irá subsidiar as discussões na Conferência Municipal de Cultura, mas, sobretudo, apontar possíveis caminhos da política pública no campo que venham mitigar os efeitos da pandemia e fortalecer o potencial da cena artístico-cultural na cidade”, afirma.

Cultura e Pandemia

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, trabalhadores do setor cultural encaram dificuldades para garantir a renda. O setor foi um dos primeiros a interromper suas atividades. Sessões de cinema, shows de música, estreia de peças, concertos e exposições de arte, dentre outras, foram suspensos logo na chegada do vírus ao país

Leia também : Artigo | Arte e cultura na pandemia

Relatório final será disponibilizado a população

Após a conclusão da pesquisa, será disponibilizado pelos organizadores um relatório final para a livre consulta da população. Neste relatório constará as informações sobre demandas e perspectivas do setor cultural.

 

Edição: Elis Almeida