Rio de Janeiro

MORADIA

Cine Arte UFF exibe documentário “Prédio da Caixa” nesta quinta em sessão virtual

Filme conta história de famílias despejadas em 2019 de edifício em Niterói (RJ); exibição será às 19h no Youtube

Rio de Janeiro |
Cerca de 1.500 pessoas chegaram a morar no Edifício Nossa Senhora da Conceição, conhecido como "Prédio da Caixa", em Niterói (RJ) - Divulgação/202 Filmes

O documentário “Prédio da Caixa”, lançado este ano, será exibido nesta quinta-feira (14), às 19h, no Cine Debate da Universidade Federal Fluminense (UFF). O filme, da produtora independente 202 Filmes, conta histórias de famílias despejadas em 2019 do Edifício Nossa Senhora da Conceição, popularmente conhecido como “Prédio da Caixa”, localizado na Av. Amaral Peixoto, em Niterói (RJ).

Após a sessão, o Cine Debate UFF continua com uma roda de conversa sobre direito à moradia com o diretor do filme, Arthur Moura, e a geógrafa Lorena Gaia, moradora despejada do “Prédio da Caixa”. 

Leia mais: Diretor de "Prédio da Caixa" recebe notificação da empresa pública para alterar nome do filme

O documentário tem uma hora de duração e conta com 15 depoimentos de ex-moradores e defensores de direitos humanos que denunciam a situação precária em que muitas das famílias despejadas do edifício encontram-se atualmente. Desempregados e sem acesso ao aluguel social, o destino de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social que habitavam o prédio acabou sendo as ruas.

Localizado no centro da cidade, o "Prédio da Caixa" possui 382 unidades habitacionais e 13 lojas. Cerca de 1.500 pessoas chegaram a morar no edifício que há anos é palco de conflitos de interesses em Niterói. A remoção dos moradores completou dois anos em 2021 e foi marcada pela truculência policial. 

Leia também: Paulo Gustavo é homenageado com o Dia Estadual do Humor

A partir das 19h, o documentário "Prédio da Caixa" será transmitido via Facebook do Centro de Artes UFF e Youtube do Cine Arte UFF. A organização do evento incentiva a colaboração via PIX (10387038752) para quem puder apoiar o trabalho da produtora independente 202 Filmes.


Exibição do documentário "Prédio da Caixa", às 19h, no Youtube e Facebook Centro de Artes UFF / Divulgação/Cine Debate UFF

Edição: Clívia Mesquita