Rio de Janeiro

PANDEMIA

Maré (RJ) inicia segunda etapa da vacinação contra a covid-19

Expectativa do projeto “Vacina Maré” é imunizar toda a população adulta da região até o próximo sábado

Rio de Janeiro |
Influenciador digital mareense Raphael Vicente recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A partir desta quinta-feira (14), os moradores da Favela da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, começam a receber a segunda dose da vacina contra a covid-19. A expectativa é completar o ciclo de imunização dos adultos e também vacinar com a primeira dose todos os adolescentes acima de 12 anos.

Leia mais: "Coronavírus aumentou abismo entre favela e pista", diz morador do Alemão (RJ)

O mutirão da vacinação em massa na Maré vai até sábado (16). As doses serão aplicadas das 8h às 17h nas clínicas da família, centros municipais de saúde e associação de moradores em diversos pontos da comunidade: Vila do João, Marcílio Dias, Parque União, Morro do Timbau, Rubens Vaz, Vila do Pinheiro e Roquette Pinto.

Moradores que ainda não tomaram a primeira dose também podem procurar um dos pontos de vacinação.

Leia também: Justiça condena oito militares envolvidos nas mortes de músico e catador de material reciclável

Na primeira etapa do projeto “Vacina Maré”, que ocorreu de 29 de julho a 1º de agosto, mais de 36 mil pessoas foram vacinadas. A iniciativa faz parte de um estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para avaliar aspectos como a efetividade do imunizante AstraZeneca e a ocorrência de casos em pessoas vacinadas.

"Este é um projeto único do ponto de vista do entendimento da efetividade das estratégias de vacinação em territórios urbanos e periféricos. Ela combina múltiplos desenhos de estudo e inova na forma como a pesquisa é feita, uma vez que temos a participação direta da população e das organizações locais na formulação e na execução do projeto", explicou o infectologista da Fiocruz Fernando Bozza, coordenador da pesquisa.

Edição: Clívia Mesquita