Minas Gerais

VALORIZAÇÃO

5º Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte está com edital aberto

Edição premiará 25 mestres e mestras

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 16 de novembro - Ricardo Laf/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, publicou o edital do 5º Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte. 

A premiação tem por objetivo valorizar o trabalho de mestres e mestras da cultura popular da cidade, responsáveis por transmitir saberes e formas de expressão.

Exemplos de atividades desenvolvidas por mestres e mestras: medicina popular; culinária tradicional; jogos e brincadeiras; rituais, festejos e celebrações

Nesta edição serão premiados 25 mestres e mestras com R$ 15 mil e certificado alusivo ao título de "Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte", para cada um dos selecionados. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Segundo a secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, "a premiação de 25 mestres e mestras, por meio do edital, colabora diretamente para a manutenção e continuidade de práticas culturais populares e tradicionais, ao apoiar financeiramente essas pessoas que são tão importantes para a divulgação e preservação da memória e das tradições da nossa cidade”.

Mestras e Mestres da Cultura Popular

Segundo o edital, “entende-se por mestre e mestra da cultura popular a pessoa física detentora de saberes da cultura popular, que tenha notório conhecimento, longa permanência na atividade e que seja reconhecida, por sua própria comunidade, como referência na transmissão de saberes, celebrações e/ou formas de expressões da tradição popular”.  

Exemplos de atividades desenvolvidas por mestres e mestras são: artes da cura, medicina popular; manejo, plantio e coleta de recursos naturais; culinária tradicional; jogos e brincadeiras; contação de histórias e outras narrativas orais; poesia e literatura popular; músicas, cantos e danças; rituais, festejos e celebrações; artes e artesanato; ofícios, saberes, técnicas ou "modos de fazer". 

Inscrições vão até dia 16 de novembro

As inscrições para concorrer a premiação são gratuitas e estão abertas desde o dia 11 de outubro até o dia 16 de novembro de 2021. 

Para se inscrever é necessário encaminhar pelos Correios, para o endereço da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público – DPCA da Fundação Municipal de Cultura (rua Professor Estevão Pinto, 601, Bairro Serra, CEP 30220-060, Belo Horizonte - MG), a documentação solicitada pelo edital.

Para se inscrever é preciso ter idade igual ou superior a 50 anos, atuar em Belo Horizonte há no mínimo 10 anos e ser reconhecido em sua comunidade.  

O processo de seleção será realizado por uma comissão composta por seis membros, representantes da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e/ou da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e da sociedade civil, de reconhecido notório saber no campo do Patrimônio Cultural e das culturas populares e tradicionais.

 

 

Edição: Elis Almeida