Minas Gerais

ARTE E HISTÓRIA

Festival de História leva Gregório Duvivier e Trans Preta à Diamantina (MG)

Evento promete se debruçar sobre desafios da pandemia e a crescente onda conservadora, do negacionismo e das fake news

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Festival tem programação do dia 21 a 23 de outubro - Renata Parada

Acontece em Diamantina, no Vale do Jequitinhona, entre os dias 21 e 23 de outubro, a 6ª edição do Festival de História (fHist). Com o tema “Tempos de incerteza”, a edição celebra os 10 anos do evento e promete se debruçar sobre desafios da pandemia e a crescente onda conservadora, do negacionismo e das fake news.

O Festival nasceu no ano de 2011, em Diamantina (MG), com aposta na literatura de temas históricos

A programação, que será híbrida, com atividades virtuais e presenciais, conta com a presença de pesquisadores e formadores de opinião de várias regiões do Brasil, como o historiador Paulo César Gomes, o jornalista Gregório Duvivier e a historiadora e influenciadora digital Giovanna Heliodoro, conhecida como TransPreta. 

“O diálogo com o passado nos oferece, portanto, pistas e caminhos. Mas a ruptura dos elos com o passado passa por outras vertentes. Se os militares tivessem sido punidos no Brasil, como foram na Argentina, por exemplo, não teríamos tantas viúvas da ditadura no poder como temos hoje”, pontuou o jornalista, idealizador e coordenador do fHist, Américo Antunes.

O fHist

O Festival nasceu no ano de 2011, em Diamantina, com aposta na literatura de temas históricos para democratizar o acesso do público a conhecimentos anteriormente restritos a intelectuais. 

O evento pretende trazer à tona o debate sobre as consequências históricas da pandemia

O fHist oferece programação artística e cultural que revela a história na música, no cinema e nas artes plásticas. Já passaram pelo festival artistas como Maria Bethânia, Paulo Betti e Arnaldo Antunes, além dos principais historiadores do Brasil, incluindo nomes como Boris Fausto, Lilia Schwarcz, Heloísa Starling, Eduardo Bueno e Laurentino Gomes.

Festival acontece no Teatro Municipal Santa Izabel

Neste ano, as atividades presenciais do festival, como as mesas temáticas, acontecem no Teatro Municipal Santa Izabel. 

A programação ainda conta com um “aulão” de história e espetáculos musicais na Escola de Música Francisco Nunes, na Praça Doutor Prado. É obrigatório o respeito às medidas sanitárias e de segurança, incluindo o uso de máscara e manutenção do distanciamento social. 

Participe

As atividades culturais serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do fHist

Para participar presencialmente, os interessados devem se inscrever por meio do formulário, disponível também no portal do evento. As vagas são limitadas, respeitando o limite de metade ocupação do espaço, em virtude da pandemia. 

O valor da inscrição é de R$ 20 por atividade. Tanto no Teatro Santa Izabel quanto na Escola de Música será exigida a apresentação de cartão de vacinação contra a covid-19.

Acesse a programação completa aqui

 

Edição: Larissa Costa