Distrito Federal

Planejamento

PDOT: Seduh conclui oficinas temáticas e retoma debate com Comitê Participativo

O Plano Diretor define a ocupação racional do território e o desenvolvimento estratégico da cidade.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ordenamento territorial é debatido a cada dez anos. - Foto: Arquivo / Agência Brasília

Com a realização das últimas oficinas temáticas para revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), concluídas no sábado (23), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) convocou, para o dia 4 de novembro, as entidades integrantes do Comitê de Gestão Participativa (CGP) à segunda reunião do grupo, que tem como objetivo aprovar o regimento interno do CGP e avaliar o desempenho das sete oficinas realizadas no mês de outubro.

O Comitê, de caráter consultivo, é majoritariamente formado por entidades da sociedade civil, dentre os quais movimentos sociais e coletivos, organizações não governamentais (ONGs), cooperativas e associações.

Em desacordo com a forma pela qual o processo de revisão do PDOT tem sido conduzido pelo GDF, entidades do CGP, junto com outros movimentos que não participam formalmente da sua composição, criaram o Fórum Quem Participa DF?, com o objetivo de defender um debate mais amplo e democrático com a sociedade. Para o Fórum, a participação da população não foi efetivamente garantida nas atividades.

O PDOT, avaliado a cada dez anos, tem por finalidade definir a ocupação racional do território, garantindo, assim, o desenvolvimento estratégico da cidade.

Em cumprimento às medidas impostas durante a pandemia, a reunião, aberta aos representantes legais das entidades homologadas será realizada em formato virtual.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino