Paraná

Audiovisual

Circuito Griot oferece oficinas e organiza cineclubes em bairros de Curitiba

Projeto propõe reflexão e criação de produtos audiovisuais para comunidades periféricas

Curitiba (PR) |
Circuito Griot é o novo projeto da Cartografia Filmes, produtora vocacionada para o audiovisual identitário negro - Foto: Cartografia Filmes

Moradores de quatro bairros de Curitiba recebem o Circuito Griot, projeto que propõe a reflexão e a criação de produtos audiovisuais por e para comunidades periféricas da capital. Na primeira etapa, entre os meses de outubro e dezembro, as atividades ocorrem nos bairros Parolin e Sítio Cercado. De fevereiro a abril de 2022, chegam ao Tatuquara e à Vila Leonice.

A programação consiste em oficinas de Práticas Audiovisuais e exibições de filmes abertas à comunidade. Na oficina, serão abordadas a linguagem e a produção cinematográfica com o compartilhar de experiências e a sensibilização de olhares das participantes aos territórios que habitam. Cada bairro receberá oficina com oito encontros, de 3h cada, durante dois meses. Ao final, os exercícios serão reunidos em um filme-carta, resultando em quatro curtas produzidos coletivamente por moradores dos bairros.

Já as exibições abertas à comunidade têm como objetivo aproximar a população do formato do cineclube. A proposta é exibir filmes com protagonismo ou realização negra em espaços coletivos. As sessões quinzenais contemplam a exibição de dois filmes, um curta e um longa metragem, seguidos de debates. Antes das sessões, os longas exibidos serão decididos por votação das participantes das oficinas.

“Para a gente é muito importante descentralizar os acessos à cultura, tanto no que diz respeito à localidade quanto às pessoas que normalmente, por vários motivos, acessam esses bens. Então, realizar o circuito nesses territórios, onde já existe um histórico de luta, de resistência negra em Curitiba, é muito importante”, diz Bea Gerolin, da Cartografia Filmes.

Para Andrei Carvalho, também da Cartografia, o Circuito Griot busca englobar, de forma ativa em todo o processo, a comunidade em que as oficinas e exibições acontecerão. “Especialmente no fortalecimento da cadeia econômica movimentada por um evento cultural desta natureza a partir dos empreendedores e/ou projetos sociais locais. Tanto na alimentação do lanche das oficinas, na circulação dos anúncios sonoros no bairro como na participação das produtoras locais - que são lideranças consolidadas em seus territórios - como integrantes da equipe técnica do projeto”, explica.

O Circuito Griot é o novo projeto da Cartografia Filmes, produtora vocacionada para o audiovisual identitário negro. Também realiza, em Curitiba, outros projetos de difusão, como o Griot - Festival de Cinema Negro Contemporâneo, que acontece desde 2018, e a Afrika XX - Mostra de Cinemas Pioneiros do Continente Africano.

Marque na agenda 

Parolin

  • Oficinas aos sábados, até 11/12, das 9h às 12h.

  • Exibições nos dias 06/11; 20/11 e 04/12, às 18h30.

Sítio Cercado

  • Oficinas aos sábados, até 11/12, das 14h30 às 17h30.

  • Exibições nos dias 13/11; 27/11 e 11/12, às 18h30. 

 

Edição: Lia Bianchini