Rio Grande do Sul

Literatura

Juçara Dutra Vieira lança o livro As Faces de Eva nesta quarta-feira

O lançamento será no Café Cantante em Porto Alegre, das 18h30 às 22h, com muita poesia e literatura

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O livro “As Faces de Eva” é uma homenagem às mulheres que passaram pela vida da professora Juçara Dutra Vieira - Divulgação

A professora da educação básica e superior, ex-presidente do CPERS Sindicato e da CNTE Juçara Dutra Vieira lança nesta quarta-feira (10), de forma presencial, o seu livro “As Faces de Eva”, uma homenagem às mulheres que passaram por sua vida. O encontro será no Café Cantante, na Rua Fernandes Vieira, 615 Bairro Bom Fim. O livro já teve um lançamento virtual em março deste ano.

Formada em Letras, com especializações em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Juçara é doutora em Educação. Também foi vice-presidente da Internacional da Educação, onde presidiu o Comitê de Mulheres. Integrou o Conselho Técnico-Científico da CAPES e foi secretária da Justiça e dos Direitos Humanos do RS.

Também é autora dos livros “Gaúcho: espaço e argumento” (em coautoria com Marina Boschi), “Identidade Expropriada: retrato do educador brasileiro”, “Piso Salarial Nacional dos Educadores: dois séculos de atraso”, “Piso Salarial para os Educadores Brasileiros: quem toma partido?” e “Ciranda das Loucas” (poemas sobre a condição feminina). Colabora com periódicos nacionais e internacionais sobre as temáticas: educação, gênero, direitos humanos e política sindical.


As ilustrações do livro são de Zilá Messeder, gaúcha de Caçapava do Sul / Divulgação

As ilustrações do livro são de Zilá Messeder, gaúcha de Caçapava do Sul. Professora e artista plástica, Zilá iniciou os estudos de arte no Instituto de Artes Plásticas do Rio de Janeiro na década de 1970. De lá para cá, além de desenhos e pinturas, descobriu na escultura o caminho para extravasar sua criatividade.

Como escultora, tem participado de diversas exposições em Brasília, cidade onde reside desde 1974. Em 2013, ilustrou o livro “Ciranda das Loucas”, que conquistou leitores (as) e apreciadores (as) de artes plásticas. A parceria com Juçara se mantém neste novo trabalho, ensejando uma leitura da obra nas dimensões literária e artística.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko