Minas Gerais

ARTES VISUAIS

Exposição “Cores Contemporâneas” pode ser visitada até 26 de novembro, em Uberlândia (MG)

Retratos pintados pelo artista Cleiton Custódio compõe mostra gratuita no Centro Municipal de Cultura

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Obra do artista Cleiton Custódio na exposição “Cores Contemporâneas”, disponível no Centro Municipal de Cultura - Divulgação

A exposição “Cores Contemporâneas”, do artista Cleiton Custódio, está em cartaz até o dia 26 de novembro, na galeria de artes Iolanda de Lima, no Centro Municipal de Cultura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. 

A mostra é gratuita e a visitação acontece de segunda à sexta, das 12h às 17h. Há também a possibilidade de agendar a visita para outras datas pelo telefone (34) 3236-8011. O endereço da galeria é Praça Jacy de Assis, no Centro da cidade.

Sobre a mostra

O artista visual Cleiton Custódio conta que a proposta da mostra teve início ainda em 2016, fruto de uma pesquisa estética feita no curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desde então, Cleiton passou a trabalhar com a pintura e o gênero retrato, utilizando figuras humanas, com referência na fotografia e na cultura popular. 

A série exposta é composta por 20 pinturas que têm em comum o uso da cor como característica de linguagem. Para Cleiton, cada rosto dos retratos possuem uma história única. “A força do rosto está nos olhos. Pintar é criar poesia para os olhos e cada rosto, para mim, é um poema, um universo. Mas todos juntos criam algo maior, uma narrativa aberta à participação dos olhares vivos, de quem olha, que interpelam e se relacionam de alguma forma com a imagem exposta”, aponta. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Como parte da mostra, há um espelho, que funciona, segundo Cleiton, como “uma espécie de abertura para reflexão em múltiplos sentidos” e que insere o rosto de quem olha na série. “O espelho se multiplica e cria retratos momentâneos que atualizam o conjunto a cada olhar”, explica.

A exposição “Cores Contemporâneas” foi realizada por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia.

 

Edição: Larissa Costa