Rio de Janeiro

TRABALHO

Programa de apoio para motoristas de aplicativo e motoboys é criado no estado do Rio

Iniciativa gera linha de crédito especial para a reforma de veículos ou compra de equipamentos de proteção

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O programa vale para qualquer autônomo que comprove o uso de um veículo particular para exercer a atividade profissional - Marcelo Camargo / Agência Brasil

No estado do Rio de Janeiro, motoristas de aplicativos, motoboys, entregadores e outros profissionais que usam um veículo como fonte de renda serão beneficiados com o Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo Motorizado (PATRAM). A lei 9.458/21, de autoria original do deputado Luiz Paulo (Cidadania), foi sancionada e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17).

Leia mais: Aplicativos de delivery mostram a nova faceta do trabalho infantil

A medida autoriza a criação de uma linha de crédito especial, na Agência Estadual de Fomento (AgeRio), para reforma do veículo ou compra de equipamentos de proteção. O programa vale para qualquer autônomo que comprove o uso de um veículo particular (carro, moto, van ou Kombi) para o exercício da atividade profissional.

“A pandemia revelou um mundo absolutamente diferente, onde esses profissionais ficaram ainda mais relevante, seja pelas entregas de delivery ou na área de transporte. Esse programa é para amparar esses trabalhadores”, comentou o deputado.

A lei também foi assinada por Lucinha (PSDB) e pelo Subtenente Bernardo (PTB).

Edição: Jaqueline Deister