Minas Gerais

MUITO CARO

Em BH, jornada de lutas contra o aumento da conta de luz denuncia desmonte da Cemig

Movimento dos Atingidos por Barragens organiza ações contra o aumento do custo de vida

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
As atividades da jornada iniciaram às 10h, na Praça 7 - Comunicação MAB

Acontece nesta quinta (18), em diversas capitais do país, a jornada de lutas “O preço da luz é um roubo”. Em Belo Horizonte, uma manifestação aconteceu pela manhã e contou com a participação de cerca de 230 atingidos por barragens da Região Metropolitana, além de eletricitários e a população em geral.

Convocada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a jornada tem o objetivo denunciar o aumento das tarifas de energia, nos preços do gás de cozinha e dos combustíveis, e nos preços dos alimentos. A ação também reivindica a participação dos atingidos nos acordos entre o governo estadual e a Vale, no que diz respeito ao rompimento da barragem da mineradora em Mariana (MG).

MAB afirma que as altas tarifas de energia pagas pelos mineiros é consequência da política do governo estadual de Romeu Zema

O MAB afirma que as altas tarifas de energia pagas pelos mineiros é consequência da política do governo estadual de Romeu Zema e das sucessivas tentativas de privatização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Desde o ano de 2019, eletricitários denunciam que governo estadual de Minas Gerais tem preparado o caminho para privatizar a estatal.

Durante todo o dia acontecem ações na capital mineira

As atividades da jornada iniciaram às 10h, na Praça 7, com uma  panfletagem sobre o preço das tarifas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Nesta tarde, acontece uma marcha até a Justiça Federal e uma manifestação, às 15 horas, em frente ao Ministério Público Federal para reivindicar a suspeição do juiz Mário de Paula Franco Júnior, da 12ª Vara Federal de MG, responsável pelo Caso Samarco.

Edição: Larissa Costa