Minas Gerais

RACISMO

Bolsonarista agride pessoas que distribuíam panfletos em Belo Horizonte

Agressor feriu uma pessoa, destruiu um celular e fugiu do local

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Agressão aconteceu na região da Lagoinha, próximo ao metrô de Belo Horizonte - Reprodução/PCdoB

Uma pessoa, que se dizia bolsonarista atacou, na tarde de quinta (18), um grupo que distribuía panfletos convocando para o ato Fora Bolsonaro, que será realizando neste sábado, 20 de novembro. De acordo com o grupo, estava ocorrendo uma mobilização na região da Lagoinha, próximo ao metrô de Belo Horizonte, quando um rapaz não identificado apareceu, gritando “aqui é Bolsonaro 2022” e tentando arrancar os panfletos das mãos das pessoas. 

Nenhuma violência política vai nos impedir da construção de nossos sonhos de um país sem racismo, sem machismo ou lgbtfobia, e sem capitalismo

“O presidente da Unegro [União de Negras e Negros pela Igualdade] de Belo Horizonte tentou filmar. Aí, o cara foi para cima dele, conseguiu quebrar a tela do celular e machucou o braço dele. Fomos para o posto policial e fizemos o boletim de ocorrência. Hoje, sexta (19), fomos fazer o exame de corpo de delito. Agora, estamos tentando recuperar o vídeo do celular quebrado para tomarmos alguma providência”, relata Alexandre Braga, integrante da Unegro. O agressor, depois disso, fugiu.

A Unegro se manifestou em nota contra o atentado. “Isso em plena semana da Consciência Negra! No entanto, nenhuma violência política vai nos impedir da construção de nossos sonhos de um país sem racismo, sem machismo ou lgbtfobia, e sem capitalismo”, afirma o comunicado. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O movimento nacional Quilombo Raça e Classe também repudiou as agressões. “É mais um tipo de violência que traduz a política racista e genocida implementada pelo governo Bolsonaro e seus seguidores contra o povo pobre e preto”, afirma. 

 

Edição: Larissa Costa