Rio Grande do Sul

Literatura

Julio Zanotta lança dois livros no Memorial do Theatro São Pedro nesta quinta-feira (25)

Sessão de autógrafos do autor gaúcho contará com exposição fotográfica e performance teatral

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Zanotta tem importante trajetória como escritor, dramaturgo e livreiro - Foto: Gilberto Perin

O escritor e dramaturgo Julio Zanotta lança dois livros, nesta quinta-feira (25), às 19h, no Memorial do Theatro São Pedro. Zanotta fará uma sessão de autógrafos, escrevendo dedicatórias para os leitores, que escolherão palavras aleatórias para que o autor componha a escrita. Os livros lançados serão "Pisa Leve" e "O C... Voador", editados pela editora paulista Giostri.

Como parte do evento, estará exposto um ensaio fotográfico que Gilberto Perin fez com o autor. Participará também o Coletivo Teatral Levanta Favela, que fará uma vivência com intervenção cênica durante a sessão de autógrafos, interpretando alguns dos personagens das obras de Zanotta.

Julio Zanotta é natural de Pelotas (RS). Na área da literatura, já publicou as obras Louco (1995), Teatro Lixo (1996), E Nas Coxilhas Não Vai Nada? (1997), O Apocalipse Segundo Santo Ernesto De La Higuera (2012) e A Ninfa Dragão (2014).

Sua obra dramatúrgica também é extensa, com destaque para Milkshakespeare (2010, Premio Funarte de Literatura), Nietzche no Paraguay (1980), A Mulher Crucificada (2016), entre outros. A peça As Cinzas do General, escrita e dirigida por Zanotta em 1980, teve problema com a censura da época e o levou a deixar o país. A primeira peça da trilogia de sua autoria Um Dia Sodoma, No Outro Gomorra, em cartaz no teatro do Museu do Trabalho (2019), foi interrompida pela pandemia.  

Também tem uma trajetória importante como livreiro. Criador da Livraria Ao Pé da Letra, em Porto Alegre, chegou a manter filiais em Florianópolis e Curitiba. Zanotta foi presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, sendo o responsável pela modernização da Feira do Livro de Porto Alegre, a qual dirigiu por quatro anos. Em 1998, recebeu o título de Cidadão Honorário da Cidade de Porto Alegre.

Na área da dramaturgia, teve sua carreira reconhecida em 2013, quando a Coordenação de Artes Cênicas da Prefeitura de Porto Alegre realizou a Semana Julio Zanotta. Ao longo de nove noites de leituras dramáticas, foram apresentadas 16 de suas obras teatrais, encenadas por diretores diferentes.

Zanotta foi um dos fundadores do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz em 1978. Sua persona teatral será lembrada no lançamento do dia 25 de novembro por meio de uma performance do coletivo Levanta Favela. O grupo foi responsável por uma das encenações mais contundentes do autor, levando à cena os textos Lua de Mel em Buenos Aires, A Mulher Crucificada e O Beijo da Besta na Usina do Gasômetro, em 2016.

Sobre os livros

Pisa Leve é uma sátira distópica em que Porto Alegre, assolada por uma pandemia, entra em colapso. A cidade vai sendo decomposta por um apocalipse de sucata e plásticos. O Dr. Beiramar é um cirurgião alucinado que visita as favelas da capital e realiza estranhas cirurgias robóticas.

O C... Voador fala sobre um super-herói sexual que chega do espaço. Através de um relato marcado pelos elementos do sexo, do fantástico e da ironia, a obra descreve a vinda do Caralho Voador para a Terra e os relacionamentos que teve por aqui.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira