Distrito Federal

Pandemia

DF: dose de reforço contra a covid-19 começa a ser aplicada em adultos com 18 anos ou mais

Imunização só vale para quem completou primeiro ciclo vacinal há pelo menos 5 meses

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Dose extra da vacina contra a covid-19 já está liberada para adultos a partir de 18 anos no DF - Foto: Sandro Araujo/Agência Saúde-DF

Todos os adultos com 18 anos ou mais já podem tomar a dose de reforço da vacina conta a covid-19 no Distrito Federal. A imunização já está disponível a partir desta segunda-feira (29). A lista de pontos de vacinação foi atualizada pela Secretaria de Saúde do DF.

Para receber o imunizante, no entanto, essas pessoas devem ter tomado a segunda dose (ou dose única, no caso da Janssen) há pelos menos 5 meses.   

A ampliação deste público já havia sido anunciada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) na semana passada. Segundo ele, isso foi possível porque o Ministério da Saúde remeteu ao DF um total 86.580 doses da vacina da Pfizer/BioNTech para serem usadas como reforço da vacinação. 

Até então, a dose de reforço só estava sendo aplicada em adultos com 57 anos ou mais, desde que tivessem 5 meses da segunda aplicação. Além desse público, profissionais de saúde e imunossuprimidos também já estavam contemplados com a dose extra. 

Desde que começou a ser aplicada, mais de 203 mil pessoas tomaram a dose de reforço no DF. Em relação ao primeiro ciclo de vacinação, com as duas primeiras doses ou dose única, mais 76% da população da capital do país com 12 anos ou mais foi vacinada.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino