Paraná

Educação

No Paraná, projeto propõe bolsa-auxílio para estudantes do EJA

Objetivo é incentivar a permanência de jovens e adultos que estão abandonando os cursos da modalidade

Curitiba (PR) |
Projeto de Tadeu Veneri (PT) prevê que o benefício será concedido por até dois anos - Foto: Gustavo Morita/APP-Sindicato

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) propôs a criação de uma bolsa-auxílio para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade econômica e que estejam matriculados nos cursos fundamentais e médio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública estadual do Paraná.

A proposta é incentivar o retorno daqueles que deixaram a escola devido à falta de renda e também por impossibilidade de conciliar as aulas com a busca pela sobrevivência. O perfil do estudante do EJA é de trabalhadores, desempregados e jovens com sérios problemas econômicos que impedem o exercício do direito à educação.

A Educação de Jovens e adultos é uma modalidade de ensino destinada às pessoas que não tiveram acesso ou interromperam a escolarização na idade padrão. O projeto de Veneri prevê que o benefício será concedido por até dois anos, sem prorrogação. O estudante deve comprovar, ao final de cada semestre, a frequência e a participação efetiva nas aulas, por meio de documento da instituição de ensino.O projeto estabelece que o governo do Paraná definirá o valor da bolsa a ser paga por aluno.

"Dessa forma, espera-se que os indivíduos que estão à beira da marginalização social por falta de condições possam concluir seus estudos, adquirirem conhecimentos, formação cidadã e qualificação para o mercado de trabalho", diz o deputado, na justificativa do projeto.

Edição: Lia Bianchini