Minas Gerais

CRIME DA VALE

Atingidos da bacia do Rio Paraopeba se encontram para discutir justiça e reparação integral

Evento, organizado por movimentos populares, acontece no fim de semana, 11 e 12 de dezembro, em Sarzedo (MG)

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A programação conta com momentos de análise de conjuntura, debates em grupo, plenárias e atividades culturais - Foto: Mídia Ninja

Justiça, reparação integral e elaboração de um programa de reconstrução e desenvolvimento são as três bandeiras centrais que irão orientar as atividades do primeiro Encontro de Atingidos e Atingidas da Bacia do Paraopeba. O evento acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Organizado pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), pelo Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o encontro reunirá lideranças dos municípios da bacia do Rio Paraopeba, atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

:: Leia também: Brumadinho: acordo entre Vale e instituições de MG deve ser assinado nessa quinta ::

“Queremos ter um olhar integrado dos impactos e a partir desse diagnóstico coletivo, conseguir elaborar propostas populares que respondam às necessidades dos territórios”, destaca Marina Oliveira, atingida e moradora de Brumadinho, e coordenadora de projetos para as comunidades da Arquidiocese de Belo Horizonte. 

A programação conta com momentos de análise de conjuntura, debates em grupo, plenárias e atividades culturais. “São momentos de apresentação, de interação, de diálogo e de troca que nos ajudam a tirar propostas e encaminhamentos para os próximos meses”, explica Marina.

:: Leia também: MG: deputados aprovam que indenização de acordo com a Vale seja paga diretamente a municípios :: 

O evento também conta com a participação de entidades convidadas, como a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), do Instituto Guaicuy, do Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab), do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), da Cáritas Brasileira e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc Minas).

“Não existe reparação sem participação”

Em fevereiro deste ano, a Vale firmou um acordo bilionário com o Estado de Minas Gerais e com as Instituições de Justiça. Na ocasião, Romeu Zema (Novo) declarou encerrado o débito da mineradora pelos prejuízos sociais e econômicos causados pelo do rompimento da barragem de Córrego do Feijão. O governador chegou a celebrar o acordo como “o maior conjunto de medidas de reparação da América Latina”.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Porém, desde o início, os atingidos denunciam a falta de participação popular no processo. “Não existe reparação sem participação. Assim como não existe reparação sem justiça e responsabilização criminal”, enfatiza Marina. 

 

Edição: Larissa Costa