Paraíba

RESISTÊNCIA

Barracão de Patrícia Tomaz, em Mangabeira 8, começa a ser construído com a ajuda da comunidade

Mutirão solidário inicia construção de barracão e leva esperança de organização para bairro

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Barracão do Patrícia Tomaz está sendo construído essa semana. - Reprodução

O Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) começou a estruturação de um espaço comunitário, no residencial Patrícia Tomaz, bairro de Mangabeira 8. A região tem uma série de ocupações sem teto que são acompanhadas pelo MTD. "Nós precisávamos ter um local onde se encontrar e realizar nossas formações, por isso, resolvemos construir primeiro o barracão e depois, na medida que formos conseguindo, vamos estruturá-lo em alvenaria", explicou Bárbara Zen.

Desde a manhã de quarta (08) que um grupo de voluntários está organizando mutirões para a construção do espaço. O local onde está sendo construído é por trás do terminal final de ônibus do residencial Patrícia Tomaz, terminal do 302. A área antes estava ocupada por uma pessoa jurídica que se dizia ser a associação do residencial, fato desconstruído pelos moradores da região, que proporcionou que agora fosse ocupado por quem realmente mora na localidade, em parceria com uma escolinha de futebol que também atua no local.


Mulherada organizando o barracão. / Joana Gaviraghi

"O Barracão Popular da comunidade Patrícia Tomaz, localizada no bairro de Mangabeira 8, que está em processo de organização no MTD/PB, vai abrigar a Cozinha Popular do Patrícia Tomaz, a turma de EJA da comunidade, a Associação de Moradores do conjunto que está em formação, a organização em torno dos esportes com o Patrícia Tomaz Futebol Clube, e futuramente será um espaço para o futuro roçado solidário da comunidade com o movimento, além de diversas atividades que serão desenvolvidas para o fortalecimento da organização comunitária na região de Mangabeira", completou Bárbara Zen, que está pegando no pesado e colocando a mão na massa na construção do Barracão, que pode facilmente ser chamado de Barracão da Esperança.


Bárbara Zen no trabalho de mutirão. / Joana Gaviraghi

Bárbara Zen também explicou o significado do barracão em Mangabeira 8. "Estamos vivendo um processo árduo e desumano na região do Cidade Verde, com o despejo violento da comunidade Dubai e a humilhação de suas famílias, por isso, nesse momento, é de extrema importância a organização popular das famílias moradoras da região, demonstrando que representamos muito mais do que a grande mídia vem falando e que somos o povo que ajuda a construir a nossa cidade de João Pessoa", disse. 

Desde o despejo de Dubai que todas as ocupações sem teto de Mangabeira estão em alerta e organizadas para juntas defenderem seus territórios e suas histórias de luta contra a pobreza e a falta de moradia. Por isso, todas elas se juntaram e criaram um grupo coletivo de todas as ocupações contra os despejos, sob a hashtag #MangabeiraContraOsDespejos o grupo está agindo nas redes sociais e também enquanto espaço coletivo organizado para reflexão e ação contra as violações ocasionadas em virtude de ameaça de despejo ou de despejo.


Mulheres a todo vapor na construção do Barracão de Patrícia Tomaz. / Joana Gaviraghi

Por isso, convidamos todas(os) a se somarem nesse processo tanto participando dos dias de mutirão comunitário, como nos ajudando na coleta de materiais. Abaixo encontram-se as informações de como você pode nos ajudar:

O MTD também está realizando uma campanha para doação de materiais de construção necessários para o barracão, que são: lonas, tijolos, cimento, madeira, pregos, telhas e materiais necessários para a alimentação dos trabalhadores: arroz, feijão, farinha de mandioca, macarrão, cuscuz, óleo, soja, legumes. Para quem desejar realizar doações financeiras ou de materiais, segue abaixo os dados.

Conta para doação financeira:
Antônio Elísio Garcia Sobreira
Banco Bradesco
Agência: 3413-4
Conta Corrente: 203384-4
CPF: 602.902.186-91
Chave PIX: 60290218691

Contatos para doações financeiras:
Poliana: (83) 98737-7782
Cazé: (83) 99675-1269

Contatos para doações de materiais:
Lidiane: (83) 99116-3006
Mocinha: (83) 98858-2750

 

Edição: Heloisa de Sousa