Minas Gerais

FALTA DE NOÇÃO

Vereador de Visconde do Rio Branco (MG) ataca Paulo Freire, Marx e Gramsci

Vereador chamou Paulo Freire de “capeta” e “diabo violento”, e ofendeu vereadores que conhecem o autor

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A sessão da Câmara debatia o Projeto de Lei 1955/2021, que autoriza reajuste salarial de 10% aos funcionários efetivos, comissionados e contratados do poder legislativo - Foto: Reprodução/Youtube

Uma sessão da Câmara dos Vereadores de Visconde do Rio Branco, cidade da Zona da Mata mineira, foi palco de ofensas e difamações aos intelectuais Paulo Freire, Karl Marx e Antonio Gramsci. A fala foi do vereador Antonio de Souza Lima Neto (Republicanos), conhecido como Noka do Fizico, que chamou Paulo Freire de “capeta” e “diabo violento”.

A sessão da Câmara debatia o Projeto de Lei 1955/2021, que autoriza reajuste salarial de 10% aos funcionários efetivos, comissionados e contratados do poder legislativo. O projeto não reajustou o salário dos vereadores.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Noka, em uma das suas falas, afirmou: “Eu fico muito feliz aqui nesta casa que algumas pessoas não conhecem Karl Marx, nem Antonio Gramsci, mas fico triste em saber que outros conhecem e ficam tentando implantar o gramscismo aqui”, disse o vereador. “Quem não conhece o capeta, é o Paulo Freire, aquele diabo violento. Quem quiser gostar dele que vá gostar lá onde quiser”, acrescentou Noka. No vídeo abaixo, essa fala do vereador aconteceu por volta de 3h16.

Durante a discussão do projeto, nenhum vereador falou sobre os filósofos ou defendeu suas ideias. Antes, porém, a câmara discutia a destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em que o vereador Guilherme Guimarães (PT) fez uma homenagem a Paulo Freire.

Ofensas

Momentos antes, o vereador Noka do Fizico apresentou uma emenda para retirar do PL 1955 os funcionários comissionados e os contratados, o que daria reajuste apenas aos efetivos. Os funcionários estavam desde 2019 sem reajuste salarial.

A proposta foi rejeitada por todos os parlamentares da casa, com exceção do próprio Noka. Em resposta, o vereador afirmou, sem citar nomes e de forma violenta, que muitos funcionários da Câmara não trabalham. Noka ainda ameaçou que iria expor na internet quem o confrontasse.

Outros vereadores lembraram que a Casa tem a exigência de que os trabalhadores batam ponto no início e no final da jornada.

Edição: Larissa Costa