Pernambuco

TEATRO

Curso de produção artística em comunidade de Olinda abre inscrições para jovens

Iniciativa visa fomentar a criação de vídeo-performances em Ouro Preto. Inscrições são gratuitas e vão até amanhã (07)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A experiência cultural vai compartilhar conteúdos teóricos e atividades práticas para fomentar a produção de vídeo-performances - Divulgação

Os coletivos Caverna e Despudorado, grupos teatrais do Recife e Olinda, abriram uma convocatória para a residência artística "Canal Criativo", destinada a jovens entre 15 e 29 anos da comunidade de Ouro Preto, na cidade de Olinda. A experiência cultural vai compartilhar conteúdos teóricos e atividades práticas para fomentar a produção de vídeo-performances com artistas locais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de um formulário até o dia 7 de janeiro. 

Em 10 encontros presenciais, divididos em dois módulos, os cursistas farão um processo de pesquisa, discussão, criação, produção e distribuição de vídeo-performances. Em três semanas, serão tratados e exercitados temas como dramaturgia, investigação corporal, movimento autêntico, direção de arte, fotografia, luz e telepresença. "Será uma oportunidade de troca, os coletivos levarem sua experiência e métodos criativos a artistas que, muitas vezes, não têm acesso a apoio financeiro ou a formação artística", endossa o ator e organizador da atividade Luiz Manuel. 

As vagas são voltadas para jovens realizadores culturais ou aspirantes que tenham afinidade com áreas como teatro, audiovisual e performance. Também podem participar representantes de coletivos culturais, produtoras, estúdios de criação e artistas independentes também residentes em Ouro Preto. O objetivo é compartilhar conhecimento e movimentar a cena artística local. 

A residência acontecerá de 10 a 29 de janeiro, das 14h às 17h. Ao término, cada participante produzirá um vídeo-performance autoral, sob tutoria dos coletivos. As peças serão exibidas virtualmente no site do Coletivo Caverna, no portal Audiovisual.ong e em outros sites parceiros. Interessados podem obter mais informações e acessar o formulário de inscrição no Instagram @cavernacoletivo.

 

Edição: Vanessa Gonzaga