Rio de Janeiro

IMUNIZAÇÃO

RJ: Vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos começa no dia 17 de janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera vacinar 560 mil crianças com a campanha que vai até o dia 9 de fevereiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O imunizante aplicado nos meninos e meninas será o da Pfizer - Foto: divulgação/Prefeitura do Rio

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos no município do Rio de Janeiro contra a covid-19 começa no dia 17 de janeiro e segue até 9 de fevereiro com três dias destinados a cada idade, sendo o último dia a repescagem. A imunização começa com as meninas de 11 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera vacinar 560 mil crianças com a campanha. O imunizante aplicado nos meninos e meninas será o da Pfizer, a única autorizada até o momento para essa faixa etária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A SMS ressalta que a imunização contra a covid-19 é segura e têm eficácia comprovada contra o agravamento da doença.

Leia mais: Em 20 dias, cidade do Rio tem crescimento de 6.778% casos de covid, segundo jornal

Avaliação da Anvisa

Em Nota Técnica intitulada “Esclarecimento à questionamentos enviados à Anvisa quanto a vacinação de crianças de 5 a 11 anos”, publicada no dia 23 de dezembro, a Anvisa reiterou que “a vacina já foi administrada a mais de 7 milhões de crianças de países que também aprovaram a vacina (EUA, Europa, Chile, Uruguai e Canadá) e, até o momento, nenhum achado de farmacovigilância apontou risco que ensejasse a suspensão da vacinação”.

O órgão destaca ainda na nota o resultado da vacinação no Brasil na diminuição do número de mortes por covid-19. 

“Dados oficiais apontaram redução de 96% da mortalidade quando comparado os meses de abril de 2021 (2.870 óbitos e 37 milhões de doses aplicadas) com dezembro de 2021 (111 óbitos e 315 milhões de doses aplicadas)”, ressalta o documento.

De acordo com a Anvisa, a dosagem da Pfizer para crianças é menor, mas manteve o intervalo de 21 dias entre as doses. Para os maiores de 12 anos, é aplicado 0,3mL em ambas as doses. Já para as crianças entre 5 e 11 anos serão administradas doses de 0,2mL. 

Confira o calendário:


Fonte: Prefeitura do Rio / Foto: divulgação

 


Fonte: Prefeitura do Rio / Foto: divulgação

Edição: Jaqueline Deister