Rio Grande do Sul

DESPEDIDA

Antônio Gringo homenageia Thiago de Mello

Para ele, o poeta ficará para sempre na lembrança dos povos da floresta amazônica e dos camponeses brasileiros

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O amazonense gigante da literatura brasileira amazonense morreu na sexta-feira (14), aos 95 anos - Prefeitura de Manaus

O cantor e compositor gaúcho Antônio Gringo se emocionou ao falar sobre a vida e a morte do poeta amazonense Thiago de Mello, em uma live da Rede Soberania realizada na sexta-feira (14). Lembrou que foi parceiro musicando o poema "Madrugada Camponesa", a pedido de João Pedro Stedile, no final dos anos 80, no Instituto de Capacitação para a Reforma Agrária (Iterra), em Veranópolis (RS).

Para ele o poeta ficará para sempre na lembrança dos povos da floresta amazônica e dos camponeses brasileiros. “Thiago de Mello dedicou sua vida a cantar a luta do povo e à esperança de novos dias e de um novo mundo. Por isso, permanecerá em nossa memória”, disse.


Rede Soberania exibiu live em homenagem ao poeta / Reprodução

Durante a  transmissão, conduzida pelo jornalista Marcos Corbari e o Frei Sérgio Görgen, o compositor também recitou uma estrofe do poema "Estatutos do Homem", um dos mais conhecidos de Thiago: “Fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida e de mãos dadas trabalharemos todos pela vida verdadeira. Este é o primeiro mandamento do Estatuto do Homem”, lembrou Gringo, confessando-se emocionado.

:: “Me despeço para permanecer”: morre o poeta Thiago de Mello ::

O músico concluiu afirmando que cantaria "Madrugada Camponesa" como uma oração em homenagem ao grande poeta, acompanhado na viola caipira. O que foi feito com grande emoção e maestria.

Assista à live completa:

 
Thiago de Mello! Presene! Presente! Presente!

Acompanhe nossa homenagem ao poeta Thiago de Mello, que fez de seus versos verdadeiras ferramentas de luta, e hoje fez sua passagem. Acompanhe as lembranças de Frei Sérgio, Antônio Gringo e Jorge Buchabqui. Mediação a cargo de Marcos Corbari.

Posted by Brasil de Fato RS on Friday, January 14, 2022

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira