Revisionismo real

Rei da Espanha defende colonização e diz que tratamento dado pela Coroa era de "igualdade"

Monarca afirmou em Porto Rico que seu país contribuiu com a "criação de instituições de governo"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Monarca da Espanha defende o colonialismo na América - Casa de S.M. el Rey

Em evento realizado em San Juan, capital de Porto Rico, o Rei da Espanha, Filipe VI, defendeu a colonização da América. Ao receber as chaves da cidade das autoridades locais, o monarca destacou que seu país "aportou valores e princípios" aos territórios que colonizou.

"Essa fundação [de Porto Rico] deve marcar-se no modelo da presença da Espanha na América, um modelo em que os novos territórios se incorporavam à Coroa em situação de igualdade com os demais reinos", disse o Rei espanhol antes de citar outras cidades exploradas pelo ciclo colonial, como Havana, Santa Marta e Cartagena das Índias. "Nessas históricas cidades, a Espanha promoveu construções e edificações que hoje, mais de 500 anos depois, seguem abrigando as instituições públicas e constituem uma parte indissolúvel do patrimônio nacional."

Filipe VI também afirmou que a fundação de cidades durante o período colonial "implicou a criação de instituições de governo" e a construção de instituições de ensino e de saúde. "A Espanha trouxe consigo sua língua, sua cultura, seu credo e com tudo isso aportou valores e princípios como as bases do direito do direito ou a concepção dos direitos humanos universais", completou o monarca, ignorando processos de resistência nativos diante do apagamento que tais esforços espanhóis implicavam para os povos do continente.

A íntegra do discurso pode ser conferida no link.

Filipe VI visitou Porto Rico entre os dias 24 e 26 de janeiro, acompanhado da ministra de Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, Reyes Maroto, para participar das comemorações de 500 anos de fundação da cidade de San Juan. O Monarca deixou a ilha para visitar outro país da América Central: Honduras. Em Tegucigalpa, Filipe VI acompanha a posse da presidente Xiomara Castro nesta quinta-feira (27).

Edição: Arturo Hartmann