Pernambuco

COVID-19

Governo de Pernambuco abre mais leitos de UTI e diminui tempo de quarentena para uma semana

Novo protocolo de isolamento serve para sintomáticos e assintomáticos; mais 50 leitos adultos e infantis serão abertos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Foram abertos 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Tricentenário (HTRI), em Olinda - Sebastien Bozon/AFP

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou o protocolo estadual para o isolamento de pessoas com casos confirmados para Covid-19. A decisão foi tomada junto com representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação.

Agora, para as pessoas com diagnóstico positivo da doença, seja caso sintomático ou não, a nova recomendação é a manutenção do isolamento por sete dias e retorno às atividades no oitavo dia, sendo necessário observar a ausência de sintomas nas últimas 24 horas, principalmente sintomas respiratórios e a febre. Anteriormente, o estado sugeria 10 dias, mais 24 horas sem sintomas, para sintomáticos, e 7 para assintomáticos.

Leia: Covid - 19: Já posso comprar o autoteste?

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael, afirma que a decisão do comitê se baseia em ações adotadas em outros países do mundo e com aval dos especialistas que analisam o cenário da pandemia no estado. "Para o retorno às atividades cotidianas e de trabalho, este paciente precisa contabilizar pelo menos 24 horas sem sintomas, não sendo necessário realizar novo teste", explicou.

O médico infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Demetrius Montenegro, destacou, na reunião, o comportamento das variantes da doença. "Temos observado que o comportamento virológico da ômicron é mais curto, porém bastante importante, por isso precisamos estar atentos aos sinais e sintomas e a manutenção do isolamento, além do uso de máscara de forma correta", afirmou o médico.

Mais leitos

Nesta segunda (31) foram abertos 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Tricentenário (HTRI), em Olinda. As vagas serão disponibilizadas à Central de Regulação do Estado para acolher pacientes com síndrome respiratória aguda grave e, posteriormente, quando houver a redução dos casos, passará a ser UTI Geral. Com a ampliação,  o Hospital vai contar com um total de 40 leitos de Terapia Intensiva, sendo 20 para Srag, distribuídos em 3 UTIs.  

Leia: Quem tem direito ao teste rápido de detecção de covid-19 pelo plano de saúde?

O Hospital de Referência à Covid-19 - unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque) também irá ampliar o número de vagas.No serviço, em breve, serão inaugurados mais 50 leitos, sendo 40 de UTI (20 pediátricos e 20 adulto) e 10 de enfermaria pediátrica. 

Atualmente, a unidade já conta com 120 leitos: 70 de UTI (60 adultos e 10 pediátricos) e 50 de enfermaria (40 adultos e 10 pediátricos). Desde abril de 2020 o Hospital de Referência integra a rede de assistência à Covid-19.

Edição: Vanessa Gonzaga