Minas Gerais

LUTO

Falece o mineiro Tilden Santiago, embaixador do Brasil em Cuba no primeiro governo Lula

O jornalista foi preso político da ditadura militar, fundador do PT e da CUT e deputado federal por Minas Gerais

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Tilden foi um dos fundadores do “Jornal dos bairros”, na década de 1970, e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) - Foto: Reprodução Redes Sociais

Faleceu aos 81 anos, na última quarta-feira (2), devido a complicações da covid-19, Tilden Santiago.

Nascido em Nova Era, interior de Minas Gerais, Tilden foi três vezes deputado federal pelo estado. Além disso, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). 

Durante a ditadura militar, Tilden foi membro da Ação Libertadora Nacional (ALN), organização política que, por meio da luta armada, enfrentou o regime autoritário. Devido a atuação política, Tilden chegou a ser preso.

Jornalista, Tilden foi um dos fundadores do “Jornal dos bairros”, na década de 1970, e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) entre 1981 e 1984.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Nas redes sociais, lideranças políticas manifestaram tristeza pelo falecimento do militante. “Foi mais uma das quase 630 mil vítimas da covid19, essa doença terrível que tem levado tantos brasileiros. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de Tilden", declarou Lula. Durante o primeiro governo do ex-presidente, Tilden foi embaixador do Brasil em Cuba.

 

O deputado estadual André Quintão também lamentou a partida de Tilden. “Lamento a morte desse companheiro de partido, que dedicou sua vida à luta por um mundo mais justo”, declarou.

 

Edição: Larissa Costa