Minas Gerais

CAPACITAÇÃO

Jornalismo em 2022: curso do BdF MG aborda lições para a profissão em ano emblemático

Pesquisadora e repórter conversam sobre a atuação da mídia e dicas de investigação

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A programação é pensada especialmente para jornalistas profissionais, estudantes, comunicadores populares e de sindicatos - Foto: BdF

O ano de 2022 promete ser um pouco mais apimentado para os brasileiros e brasileiras. Eleições presidenciais com um enorme embate político, convivência com a já conhecida indústria de notícias falsas e a continuidade da pandemia trarão um cenário desafiador para os profissionais do jornalismo – que terão que cobrir e lidar com tudo isso.

Para debater e refletir sobre os melhores caminhos a percorrer, o Brasil de Fato MG convida duas pessoas da área, a pesquisadora Eliara Santana e o repórter Paulo Motoryn, que farão uma análise da cobertura midiática em 2021. Assim como auxiliarão com dicas para um bom jornalismo para este ano.

Confira:

Data e hora: 21 de fevereiro (segunda-feira), a partir das 9h

Método e duração: ao vivo, cerca de 3 horas

Inscrições: R$ 29,90 

Programação e palestrantes

9h: Atuação da mídia em 2021

Aula com Eliara Santana – jornalista, doutora em Linguística Portuguesa pela PUC- MG, especialização em Análise do Discurso. Desenvolve pesquisa sobre desinfodemia no Brasil. Pesquisadora do Manchetômetro, colunista do Viomundo e podcaster do Brasil de Fato no "Boletim do JN".

+ Debate: Quais ensinamentos jornalísticos levamos para 2022?

10h30: Bancos de dados atualizados e como buscar informações no Brasil de 2022

Oficina com Paulo Motoryn – Repórter de política e correspondente do Brasil de Fato em Brasília, com experiência no uso da Lei de Acesso à Informação e na cobertura do governo federal. Trabalhou nas redações do site Poder360, do jornal Lance! e da revista Brasileiros. Foi coordenador de comunicação da Secretaria Nacional de Juventude no segundo mandato do governo Dilma Rousseff (PT) e ocupou a mesma função em organizações do terceiro setor.

+ Perguntas dos cursistas.

Término aproximado: 12h

Inscrições

O curso está inscrito na plataforma Eduzz e sua inscrição pode ser feita neste link, de forma on-line. O valor da inscrição é de R$ 29,90. O curso terá emissão de certificado. Mais informações pelo WhatsApp (31) 9 8888-1817 (clique aqui).

Quem pode fazer?

A participação não requer formação anterior. A programação é pensada especialmente para jornalistas profissionais, estudantes, comunicadores populares e de sindicatos. A capacitação tem o objetivo de refletir sobre a profissão e aperfeiçoar a prática do jornalismo com utilização de pesquisas e dados.

Edição: Larissa Costa