Minas Gerais

MOBILIZAÇÃO

Sem avanço nas negociações, trabalhadores da Rede Minas decidem manter greve

Em apoio aos colegas grevistas, funcionários da Rádio Inconfidência organizaram um ato simbólico nas redes sociais

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A categoria decidiu cruzar os braços após uma publicação da empresa que prevê que os empregados da Rede Minas passem, a partir de março, a produzir também para a Rádio Inconfidência com “custo zero” - Foto: Reprodução SJPMG

Trabalhadores da Rede Minas decidiram manter a paralisação da categoria, em greve desde o início da semana. A decisão foi tomada em assembleia na terça-feira (22). Há sete anos sem reposição salarial, os profissionais denunciam que as remunerações estão completamente defasadas. Com a desvalorização, muitos trabalhadores enfrentam dificuldades para conseguir manter as contas da casa.

“Com a inflação nas alturas e sem reajuste, os trabalhadores estão tendo que pegar empréstimo consignado para pagar o aluguel e para comer. A comunicação pública é afetada também. Como esse trabalhador vai conseguir produzir com qualidade?”, questiona Aline Frazão, diretora e produtora na Rede Minas.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

A categoria decidiu cruzar os braços após uma publicação da empresa que prevê que os empregados da Rede Minas passem, a partir de março, a produzir também para a Rádio Inconfidência com “custo zero”. O que, para a presidenta do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Alessandra Mello, na prática, significa o acúmulo de funções sem acréscimo salarial.

“É preciso que haja uma valorização do trabalhador, não adianta fazer planos maravilhosos para a Empresa Mineira de Comunicação se não tiver o trabalhador bem remunerado. Sem trabalhador não tem produção. Ninguém aguenta mais ganhar a miséria que é paga na Rede Minas”, denuncia a sindicalista.

Além do reajuste salarial e da não implementação do acúmulo de função, os trabalhadores da Rede Minas exigem uma lei de carreira que preveja a recomposição das perdas salariais e iguale a remuneração da categoria a dos radialistas da Rádio Inconfidência.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Em solidariedade aos colegas grevistas, funcionários da rádio fizeram um ato simbólico na terça (22) em defesa dos direitos da categoria e pelo reajuste salarial.

Para se informar sobre a paralisação dos trabalhadores da Rede Minas, basta acompanhar a página dos Jornalistas de Minas ou o perfil Eu faço a Rede Minas, ambos no Instagram.

(Com informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais)

Edição: Larissa Costa