Minas Gerais

FLEXIBILIZAÇÃO

BH e MG liberam não uso de máscara em locais abertos, mas cuidados devem ser mantidos

Municípios terão autonomia para aderir à recomendação. Em ambiente aberto com aglomerações recomendação é usar acessório

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Em locais fechados o uso da máscara segue obrigatório - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Seguindo a decisão da prefeitura de BH, que retirou a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos na capital no último dia 4, o governo de Minas também adotou a medida. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) em coletiva de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde. A decisão passa a valer a partir de sábado (12).

De acordo com o secretário da pasta Fábio Baccheretti, os municípios terão autonomia para decidir sobre o tema. No entanto, para o governo estadual a recomendação do uso de máscara em locais abertos passa a ser facultativa, cabendo ao cidadão, de acordo com a norma da sua cidade, optar por utilizar ou não a proteção.

“Com o nosso esquema vacinal e com a atual incidência do vírus, hoje é possível recomendar a desobrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos” afirmou o secretário.

Baccheretti explicou ainda que a orientação da pasta é que cada município observe se sua cidade já atingiu pelo menos 80% da população vacinada com duas doses e 70% com a dose de reforço para então optar pela desobrigatoriedade.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

A expectativa é que esta orientação aos municípios estimule a vacinação, melhorando os índices em todo o estado. Hoje em Minas Gerais, de acordo com a Secretaria de Saúde, 80% da população já está imunizada com as duas doses e 45% com o reforço. 

“Tem vacina para todo mundo, temos condições de chegar a 80% de reforço pelo número de pessoas que já passaram dos 4 meses da segunda dose, se todos forem tomar a vacina atingimos essa meta”, conclama.

O que levou a essa decisão?

Baccheretti explica que o Comitê de Monitoramento de Eventos da pasta decidiu sobre a medida após observar quatro indicadores acompanhados pela Secretaria; a diminuição do número de pacientes com covid-19 internados em CTI, a proporção entre casos confirmados e pacientes internados, a fila de pacientes com covid-19 que aguardam por um leito de UTI e a avaliação de incidência da doença.

Esses mesmos índices vão ser os fatores orientadores para as ações da secretaria frente à pandemia, já que a partir deste sábado (12) o programa Minas Consciente também será encerrado.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Parâmetros semelhantes também levaram o Comitê de Enfrentamento à Covid da Prefeitura de Belo Horizonte a desobrigar o uso das máscaras na capital. “O que está acontecendo é que os índices estão caindo, os boletins estão cada vez melhores” afirmou o prefeito de BH, Alexandre Kalil em coletiva de imprensa no último dia 3.

Os índices mencionados são de transmissão do vírus, ocupação de leitos de UTI e enfermaria, todos atualmente na faixa verde de alerta.

Preciso continuar usando máscara em outros lugares?

Após o decreto 17.894 da PBH, que regula a desobrigatoriedade da máscara, a Secretária Municipal de Saúde publicou uma nota técnica sobre a medida. De acordo com a pasta, o uso do acessório deve ser mantido, mesmo em locais abertos, caso haja aglomeração de pessoas como em jogos de futebol e shows.

A presidenta do Conselho Municipal de Saúde reforça a orientação. “Se houver aglomeração tem que ter o uso de máscara. A gente precisa manter esse hábito de usar máscara para que possamos chegar num patamar aceitável da pandemia do coronavírus”, explica Carla Anunciatta. “A pandemia não acabou, as pessoas precisam continuar fazendo uso das medidas de segurança, se protegendo e protegendo as outras pessoas”, completa.

Locais fechados em BH

Já em locais fechados como transporte público, cinema, teatro e outros espaços coletivos o uso da máscara segue obrigatório para os moradores de Belo Horizonte. Para a prática de atividades físicas ao ar livre, mesmo que em esportes coletivos, o uso é opcional.

Edição: Elis Almeida