Rio de Janeiro

Tecnologia

Justiça do Rio vai disponibilizar consulta a processos via aplicativo a partir de abril

Batizado de Escritório Digital, o projeto tem como estimativa facilitar o acesso de 5,3 milhões de processos do estado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A plataforma, desenvolvida para celulares que poderão ser baixadas pelo App Store (iOS) e Google Play (Android) - Divulgação

O acervo eletrônico do Judiciário do estado do Rio de Janeiro estará disponível para consultas online a partir de abril deste ano. Batizado de Escritório Digital, o projeto do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) tem como estimativa facilitar o acesso de 5,3 milhões de processos. 

Leia também: Maria da Penha Virtual estende atendimentos a vítimas de violência doméstica de todo o estado

A plataforma, desenvolvida para celulares que poderão ser baixadas pelo App Store (iOS) e Google Play (Android), vai possibilitar consultas, receber notificações e realizar peticionamentos, entre outras atividades. Caso haja alguma movimentação no processo, o advogado receberá uma notificação no celular.

Também estarão disponíveis consultas às audiências e sessões de julgamento agendado, intimações e citações. Será possível ainda visualizar publicações, realizar peticionamentos (iniciais ou intercorrentes) e o histórico das petições encaminhadas.

Após feito o download, o advogado terá a permissão concedida no aplicativo com o token que faz uso para acessar os processos no Tribunal ou ter o cadastro presencial. As partes também poderão utilizar o aplicativo pelo cadastro presencial na serventia que tramita o processo.

Edição: Mariana Pitasse