Rio de Janeiro

TEATRO

Musical "Cartas para Gonzaguinha" estreia no Teatro Imperator, no Rio de Janeiro

Espetáculo tem como ponto de partida a canção "O que é, o que é?", composta a partir da opinião do público

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
musical gonzaguinha
Musical se passa em 1981, com o lento avanço da retomada da democracia no Brasil, ainda sob repressão da ditadura militar - Aloysio Araripe/Divulgação

Na década de 80, Gonzaguinha lançou uma enquete ao público perguntando "O que é a vida?". Com as respostas que recebeu, compôs "O que é é, o que é?". A partir desta sexta-feira (11), a pergunta ao povo brasileiro volta ao palco do Teatro Imperator, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro, com o musical “Cartas para Gonzaguinha”.

O espetáculo leva para a cena alguns dos incontáveis sucessos do artista, que morreu trágica e precocemente há quase 31 anos. No musical, estão sucessos como “O que é, o que é?”, “Sangrando”, “Explode coração”, “Eu apenas queria que você soubesse”, “Grito de alerta”, “Recado”, e outras duas canções nunca lançadas pelo homenageado.

Entremeado pelas canções do artista, o musical se passa em 1981, com o lento avanço da retomada da democracia no Brasil, ainda sob repressão da ditadura militar. Mas uma pergunta posta por Gonzaguinha na grande mídia tira a classe operária de sua rotina: “O que é a vida?”.

“Gonzaguinha era humano. Queremos trazer a simplicidade do olhar dele quando fala das pessoas do cotidiano”, pontua o diretor musical João Bittencourt.

No palco, estão 18 atores e uma banda que traz como uma das instrumentistas Nanan Gonzaga, filha do cantor e neta de Luiz Gonzaga. Ela também assina a pesquisa e a assistência geral da montagem do musical.

O espetáculo já levou mais de 14 mil pessoas ao teatro, em temporadas no Teatro Riachuelo (no Centro do Rio) e no Teatro São Luiz (em Fortaleza). A direção e a direção de movimento são de Rafaela Amado. João Bittencourt é o diretor musical e idealizador do projeto - na atual temporada, a direção musical residente é de Guilherme Borges. O texto é de Tiago Rocha. 

“Gonzaguinha fala ao coração do povo brasileiro, e nós esperamos que o público do Imperator se emocione e cante junto com a gente essas canções tão icônicas”, diz Rafaela Amado.

Serviço:

O Teatro Imperator fica na Rua Dias da Cruz, 170, Méier. A temporada do musical vai até 3 de abril. Às quintas e sextas, a sessão começa às 19h. Aos sábados, o musical é apresentado em duas sessões, 15h30 e 19h30, com exceção do dia 26 de março, que terá sessão apenas às 19h30. A única apresentação de domingo será no dia 3, com sessões às 15h e às 19h. 

O musical tem duração de 150 minutos, com intervalo de 15 minutos, e a classificação etária é 16 anos. O preço dos ingressos varia entre R$ 20 e R$ 80 e pode ser adquirido na bilheteria do teatro ou pelo site Sympla.

Edição: Eduardo Miranda