Rio Grande do Sul

Cinema

Cinemateca Capitólio apresenta Porto Alegre, meu canto no mundo, neste sábado (19)

Depois da sessão, ocorre um debate com o diretor Jaime Lerner e o escritor, ensaísta e professor Luís Augusto Fischer

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A atividade faz parte das comemorações dos 250 anos da capital gaúcha - Divulgação/Capitólio

Neste sábado (19), às 19h30, a Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio realizará a segunda “Sessão AAMICCA”, com o filme “Porto Alegre, meu canto no mundo” (2007). O documentário, de Cicero Aragon e Jaime Lerner, apresenta depoimentos de figuras emblemáticas da cidade alternadas com cenas ficcionais. A atividade faz parte das comemorações dos 250 anos da capital gaúcha. Sessão tem entrada gratuita. 

"A AAMICCA associa-se às comemorações dos 250 anos de Porto Alegre com esse filme que desvela, de forma afetiva, a identidade porto-alegrense. Através da filmagem da reconstituição de cenas que retratam alguns momentos de épocas longínquas e presentes, levaremos os espectadores a uma viagem ao passado. Contando com o relato de personalidades e de cidadãos porto-alegrenses apresentaremos o sentimento, a saudade de todos de uma Porto Alegre romântica, às vezes provinciana, que deixou saudades, mas que ao mesmo tempo não para de atrair novos habitantes e de continuar a fasciná-los", afirma o presidente da Associação, Luiz Antonio Grassi.


As sessões AAMICCA realizam-se bimestralmente na Cinemateca Capitólio / Divulgação

Compondo passado e presente através da utilização de fotos antigas, gravuras e filmes da história da cidade, "Porto Alegre – Meu Canto no Mundo", de forma inédita será uma ferramenta de entretenimento e de história sobre a capital dos gaúchos. Ficção e Documentário se misturam em uma emocionante história contada por Luis Fernando Veríssimo, Luiz Antônio de Assis Brasil, Eva Sopher, Jaime Sirotsky, Moacyr Scliar e Giba Giba. Nasce uma Porto Alegre inédita, jamais vista através de imagens aéreas, filmes, fotos e ficção. Músicas de Renato Borghetti, Nenhum de Nós, Vitor Ramil, Frank Solari, Hique Gomes, Bebeto Alves, Arthur de Faria, Giba Giba, com trilha original de Daniel Sá. Locuções de Lauro Quadros, Lasier Martins, Haroldo de Souza, Luis Carlos Reck, Mari Mesari, Pedro Ernesto, Lila Vieira e João Wianey.

As sessões AAMICCA realizam-se bimestralmente na Cinemateca Capitólio, oportunizando, após cada filme o debate sobre o filme e os temas apresentados. Na sessão do dia 19, estarão debatendo um dos diretores, Jaime Lerner, e o escritor Luís Augusto Fischer.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko