Rio Grande do Sul

Serviço

Conheça as vantagens do uso de pó de rocha

Visto muitas vezes como uma técnica atrasada, agora o pó de rocha começa a ser visto como uma alternativa para o futuro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Aplicação do composto de pó de rocha em roçado no Rio Grande do Sul - Foto: Divulgação MPA

Não foram poucas as reportagens que colocaram o pó de rocha como alternativa para a falta de fertilizantes químicos que já ocorre no país devido à guerra entre Otan, Ucrânia e Rússia. As sanções impostas aos produtos russos fizeram com que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pedisse à ONU para dar aos fertilizantes a mesma prerrogativa dos alimentos, para manter o comércio devido a sua importante para a produção do agronegócio.

Acontece que o pó de rocha ainda é pouco utilizado no Brasil, apesar de ser um insumo que traz melhores benefícios que os de origem fóssil, além de garantir melhor sustentabilidade para a natureza. Há uma oportunidade de popularizar o uso de pó de rocha, que podem fornecer nutrientes para as plantas e para o solo.

Para Magda Bergann, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil, “quando você usa um adubo químico normalmente você introduz no solo só o que a planta precisa pra crescer, nitrogênio, fosforo, potássio, ao passo que as rochas têm toda uma gama de micronutrientes e vão também influenciar, vão também ser importantes na produção de alimentos de melhor qualidade e poder nutricional muito maior”. Essa fala é de 2015, quando o Movimentos dos Pequenos Agricultores organizou junto com a EMBRAPA um seminário sobre o uso de pó de rocha para a agricultura.

Algumas cooperativas ligadas ao MPA possuem o composto de pó de rocha disponível para comercialização. O composto é um produto natural, derivado de três rochas selecionadas, contendo mais de 20 nutrientes necessários para atender às exigências da vida microbiana no solo, deixando as plantas nutridas, saudáveis e mais resistentes às pragas e doenças.

Conheça as vantagens do pó de rocha:

– Melhoramento da estrutura do solo;

– Reposição de nutrientes em solos fracos e empobrecidos;

– Com o tempo reduz a acidez do solo;

– Aumenta o poder de germinação das sementes;

– Melhoramento do desenvolvimento das raízes e aumento da absorção de nutrientes;

– Fortalece a parte aérea das plantas e deixa o caule e a casca mais grossas;

– O silício presente na composição do pó de rocha é responsável por criar uma película protetora nas folhas contra ataques de pragas e doenças;

– Maior durabilidade dos frutos no pós-colheita, maior peso e sanidade;

– Reduz os custos com fertilizantes químicos.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko