Minas Gerais

LUTO

Faleceu Andréa Hermógenes, lutadora histórica em defesa da saúde pública de Belo Horizonte

Andréa era conhecida por seu compromisso com as lutas por direitos

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Atualmente, a lutadora era diretora do Sindibel e da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT Minas) - Foto: Reprodução Sind-Saúde/MG

“Por ser combativa, deixou um legado de luta e perseverança. Por ser destemida, deixou a certeza de que desistir jamais foi uma opção”. Essas foram as palavras escolhidas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) para se despedir de Andréa Hermógenes Martins. 

A servidora pública faleceu na tarde de segunda-feira (28), em decorrência da complicação de um câncer. Enfermeira de formação, atuou durante mais de 20 anos no Hospital João XXIII e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, de Belo Horizonte (MG). 

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Ao longo de seus 58 anos de idade, Andréa construiu uma trajetória marcada pela luta em defesa da saúde pública e dos direitos da população mais vulnerável. Entre os anos de 2011 e 2017, foi diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG). Atualmente, a lutadora era diretora do Sindibel e da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT Minas). 

Nas redes sociais, lideranças políticas se despedem de Andréa e reafirmam seu legado. “Vai ficar a saudade da grande companheira, sempre alegre e animada com a luta”, declarou o presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O secretário do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMS BH), Bruno Pedralva, afirma que o exemplo deixado por Andréa a manterá viva. “Andrea seguirá viva. Em nossos corações, nas memórias e no seu exemplo”, enfatizou.

 

Edição: Larissa Costa