Minas Gerais

EMBATE

Assembleia aprova, em segundo turno, reajuste de 10,06% para servidores do Estado

Segurança, educação e saúde conquistam percentuais adicionais. A proposta segue agora para sanção do governador

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
O texto aprovado incorporou emendas de parlamentares para a aplicação de índices adicionais de recomposição para servidores da segurança pública, - Foto: Guilherme Bergamini

Em meio a greves de diversas categorias no estado, o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira (30), o Projeto de Lei (PL) 3.568/22, que concede a revisão salarial de 10,06% para todos os servidores públicos civis e militares do Poder Executivo. A proposta segue agora para sanção do governador Romeu Zema (Novo).

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

O texto aprovado incorporou emendas de parlamentares para a aplicação de índices adicionais de recomposição para servidores da segurança pública, considerando o acordo firmado pelo Poder Executivo com a categoria; da educação, levando em conta o piso salarial nacional do magistério; e da saúde, em reconhecimento à atuação desses profissionais no combate à pandemia.

Segurança 

Para as forças de segurança pública, o percentual adicional de 14%, para recomposição de perdas remuneratórias, será somado aos 10,06% propostos originalmente. Serão beneficiados profissionais das polícias civil e militar e dos bombeiros militares, assim como agentes penitenciários e socioeducativos e outras carreiras. 

O texto aprovado também prevê o pagamento de auxílio social a militares inativos e pensionistas, Polícia Civil e a agentes penitenciários ou socioeducativos.

Educação

Em defesa do piso nacional do magistério, que ainda não é pago em Minas Gerais, o texto aprovado estabelece o percentual adicional de 33,24%, de recomposição salarial, dos grupos de atividades da educação básica e superior. Esse valor é somado aos 10,06% iniciais. Os cargos em comissão de diretor e secretário de escola também deverão receber os reajustes. 

O texto aprovado pelos parlamentares ainda garante a anistia das ausências ao trabalho dos servidores da educação básica do Estado, não cabendo qualquer tipo de penalidade, em razão de participação da greve neste ano.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“O parecer é resultado de uma mediação que nós, da Assembleia, assumimos o compromisso de fazer. O correto seria que o governo tivesse estabelecido um processo sério de negociação. Nós estamos atuando em função da omissão, da inércia, da intransigência do governo Zema. Da inércia de não ter entendido a realidade da população e dos serviços e servidores públicos”, afirma a deputada Beatriz Cerqueira, que atuou na articulação da emenda que garantiu os 33,24% para a educação.

Saúde

Para os profissionais da saúde, também foi garantido o índice de revisão salarial de 14%, adicionais ao previsto no projeto original, para as carreiras do grupo de atividades de saúde. Serão ao todo, 24% de reajuste. 

 

(Com informações da Assessoria de Imprensa da ALMG)

 

Edição: Wallace Oliveira