Rio Grande do Sul

CENTENÁRIO

PCdoB é homenageado na Assembleia Legislativa do RS pelos 100 anos do partido comunista no país

Proposto pelo deputado Pepe Vargas (PT), homenagem destacou trajetória da sigla na luta por democracia e direitos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Atividade contou com a presença de representantes de movimentos sociais, estudantes, lideranças políticas e sindicais - Foto: Paulo Garcia

Fundado em 25 de março de 1922, o partido comunista celebra seu centenário no país, hoje representado através do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido Comunista Brasileiro (PCB). O Grande Expediente da Assembleia Legislativa do RS desta terça-feira (29) homenagegou, por proposição do deputado Pepe Vargas (PT), o PCdoB, destacando sua trajetória de lutas por democracia e avanços para a classe trabalhadora em momentos cruciais da história do Brasil.

“O partido nasce a partir da torrente que rompe as amarras que prendiam o Brasil no século XIX e sob a influência da Revolução Russa de 1917”, lembrou Pepe Vargas. “Da Velha República até 1985, foram apenas dois anos, um mês e 22 dias de atuação legal. Mesmo sendo alvo da perseguição de regimes autoritários, esteve sempre na linha de frente das lutas populares e democráticas”, completou.

O parlamentar citou a importância dos comunistas na luta contra o Estado Novo e pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, na campanha pelo petróleo, na fundação de entidades que se constituem como instituições democráticas do país, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), e no chão de fábrica, organizando os trabalhadores para lutar por direitos.

:: Primeiro partido comunista do Brasil completa 100 anos; veja homenagens ::

Destacou ainda o enfrentamento ao golpe de 1964 e a luta pela anistia, com a construção de uma frente para derrotar a ditadura e pelo movimento Diretas Já. Em 1989, a sigla compôs com o PSB e o PT a Frente Brasil Popular, levando Lula ao segundo turno das eleições presidenciais e dando início a um processo que culminou com a eleição do petista em 2002. “O PCdoB lutou contra o golpe de 2016 e foi uma voz potente na tentativa de impedir os retrocessos da agenda neoliberal de Michel Temer”, frisou.

O deputado lembrou ainda a participação de Manuela D´Ávila como vice na chapa de Fernando Haddad em 2018 e do empenho de seus representantes na Câmara Federal para barrar o negacionismo, preservar a vida e garantir vacinas para todos os brasileiros na pandemia.

:: As mulheres na construção do centenário do PCdoB ::

Luciana Genro (PSOL), Gerson Burmann (PDT), Edegar Pretto (PT) e Aloísio Classmann (PL) se somaram à homenagem por meio de apartes. Já os deputados Fábio Ostermann (NOVO) e Eric Lins (PL) fizeram críticas ao partido homenageado. Aos que criticaram experiências comunistas, Pepe sugeriu que fizessem um balanço do capitalismo, focando no número pessoas que morreram por fome ou em consequência da degradação da natureza.

O Grande Expediente foi acompanhado nas galerias por representantes de movimentos sociais, estudantes, lideranças políticas e sindicais e por personalidades como a ex-deputada Jussara Cony e os ex-deputados Carrion Júnior, Assis Melo e Juliano Roso, além das vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana dos Santos.

* Com informações da Assembleia Legislativa


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira