Pernambuco

MANIFESTAÇÃO

No Recife, ato "Fora Bolsonaro" pauta privatizações, corrupção no MEC e pede Lula presidente

Protesto se concentrou no centro do Recife e teve encerramento em Olinda; cerca de 3 mil pessoas estiveram no ato

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O ato contou com a participação de organizações vinculadas à Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e à Campanha Fora Bolsonaro. - Lucila Bezerra/ Brasil de Fato PE

Na manhã de hoje (9), movimentos populares e sindicais se reuniram no Parque Treze de Maio, no Centro do Recife, para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro. O protesto seguiu pela Rua do Hospício até a Avenida Conde da Boa Vista e encerrou na Praça do Carmo, na cidade de Olinsda (PE).

Leia: Cidades registram atos contra o governo Bolsonaro e o aumento dos preços; acompanhe

Durante o percurso o tom foi de palavras de ordem em protesto contra a privatização da CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) e da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento); a corrupção no Ministério da Educação e Cultura (MEC), os cortes no funcionalismo público e em diversos outros setores.

Além de partidos políticos como o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Trabalhadores (PT), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o ato contou com a presença de movimentos populares como o Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), o Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST), Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres (MMM)e Movimento Brasil Popular, bem como dos sindicatos vinculados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à CSP Conlutas. Também participaram diversas outras organizações vinculadas à Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e à Campanha Fora Bolsonaro.

“Estamos hoje aqui na Praça do Derby, no Recife, nos somando a atos que estão acontecendo em todo o território brasileiro para que a gente peça em uma só voz, em um só coro, de todo o nosso povo: Fora Bolsonaro, Bolsonaro nunca mais”, aponta Rosa Amorim, militante do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e Levante Popular da Juventude, que completa, “este é o ano que nós movimentos populares, que nós sem-terra, que nós mulheres, que o povo vai derrotar não só Bolsonaro, mas o bolsonarismo e todo o seu projeto de morte, fascista, antidemocrático”.


Manifestação deste sábado é uma continuidade das diversas mobilizações que aconteceram durante 2021 / Lucila Bezerra/Brasil de Fato PE

De acordo com a organização do ato, haviam cerca de 3 mil pessoas nas ruas do Recife em protesto, animados por uma batucada unificada de algumas das organizações participantes, que cantavam paródias e músicas populares, inspirando a luta popular e o impeachment de Jair Bolsonaro. Além de carros de som com representantes das organizações participantes que traziam as principais pauta dos protestos e convocavam as pessoas nas paradas de ônibus, no comércio e nas estações de BRT à luta, tendo recebido demonstrações de apoio.


Privatização de estatais que atuam em Pernambuco, como a CHESF, também foi pauta do ato / Lucila Bezerra/Brasil de Fato PE

O protesto foi marcado por discursos em favor da pré-candidatura de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República, que foi colocado como saída para a atual conjuntura do País que retorna a patamares de desigualdade comparáveis ao ano de 2002, exatos 20 anos atrás. quando Lula foi eleito presidente pela primeira vez. “É preciso lutar contra essa tragédia nacional que vem marcada pelo desemprego, pela fome, pela miséria do povo brasileiro, por isso nas ruas é Fora Bolsonaro até a vitória do nosso presidente Lula”, afirma o petista João Paulo, ex-prefeito do Recife.

Edição: Vanessa Gonzaga