Minas Gerais

LUTA COLETIVA

Em Minas Gerais, Comitês Populares em apoio à candidatura de Lula já estão a todo vapor

O objetivo é promover a união de quem quer se envolver na construção da campanha

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
O próximo encontro de organização dos comitês em Minas Gerais será no dia 30 de abril, na praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) - Foto: Ricardo Stuckert

A seis meses das eleições, a construção dos Comitês Populares em apoio à candidatura de Lula está a todo vapor em Minas Gerais. Rodas de conversa, espaços culturais e de lazer, agitação e propaganda e ações de solidariedade são algumas das atividades já desempenhadas pelas iniciativas no estado. 

Uma plenária de socialização das experiências, convocada pela Frente Brasil Popular MG, na terça-feira (12), demonstrou que dezenas de comitês já estão organizados nas regiões de Minas. 

O objetivo é promover a união de pessoas e organizações que querem debater o momento político do Brasil e se envolver na construção da campanha eleitoral.

“Estamos construindo um espaço leve e produtivo. Queremos não só eleitoras e eleitores, mas militantes sociais que contribuam nas lutas por direitos”, explicou Giselle Maia, do Movimento Brasil Popular, durante o encontro. 

Conheça algumas iniciativas

Giselle é uma das participantes do Comitê Popular de Mulheres, organizado em Belo Horizonte. Com debates sobre cultura, feminismo popular e o enfrentamento à retirada de direitos, o comitê tem o objetivo de organizar as mulheres para eleger Lula e ajudar na elaboração de um projeto popular para o Brasil. 

Já na Pedreira Prado Lopes, uma das periferias mais antigas da cidade, existem pelo menos dois comitês. Um deles é organizado na Ocupação Pátria Livre. Uma das primeiras ações desempenhadas pelo comitê é a constituição de uma brigada para auxiliar os moradores do território a tirarem ou regularizarem seus títulos de eleitor.   

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

“Também planejamos fazer mensalmente uma atividade mais formativa para contribuirmos na elaboração de propostas e identificar as demandas do território”, enfatizou Líliam Daniela, do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), durante a plenária. 

Outra iniciativa na capital mineira é o Comitê Popular da Casa Socialista. Localizada no bairro Santa Tereza, a Casa será um ponto de referência para a realização de debates e trocas. Além disso, o comitê realiza ações de solidariedade, distribuindo alimentos da reforma agrária, com famílias em situação de maior vulnerabilidade social e econômica. 

Em Contagem, na Região Metropolitana de BH, os comitês estão sendo construídos nas oito regionais da cidade. Em Petrolândia, os participantes do comitê estão fazendo rodadas de escuta da população. Já no Riacho estão acontecendo atividades formativas e planejando atividades de rua. 

“O mais importante é pensarmos que isso não vai acabar com as eleições. Os comitês precisam ter um processo de continuidade. Vamos precisar lutar para eleger Lula e vamos precisar lutar ainda mais para que ele consiga colocar as pautas populares”, explicou Michelle Capuchinho, do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), durante o encontro. 

Michelle é uma das organizadoras dos Comitês Populares de Juiz de Fora. No município, localizado na Zona da Mata mineira, estão sendo construídos cinco comitês. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Em São João Del Rei, na região do Campo das Vertentes, a plenária de lançamento dos comitês aconteceu no último sábado (9). Intervenções artísticas e culturais, cine cafés e elaboração de uma estratégia de comunicação direta e positiva serão algumas das primeiras atividades desempenhadas pelo comitê. 

Já em Barbacena, as organizações sociais estão impulsionando a construção de pelo menos quinze comitês, com atuação em diferentes áreas e setores do município. Um deles é do Batucada Popular, que tem o objetivo de atuar por meio de ações de agitação e propaganda, envolvendo artistas da cidade na realização de saraus, oficinas e intervenções artísticas.

Foi identificando o potencial do setor artístico de Minas Gerais que surgiu o Comitê Popular Cultura Mineira com Lula. Até agora, a iniciativa já reúne mais de 200 artistas mineiros em um grupo de WhatsApp, com o objetivo de debater um programa para a cultura e construir ações do setor. No dia 21 de abril, o comitê fará uma intervenção na Praça do Papa, em BH. 

Como construir um comitê

Os comitês podem ser organizados nos bairros, municípios, regiões, escolas, universidades, sindicatos, empresas e fábricas, igrejas, associações, grupos culturais, comunidades rurais, dentre outros.

Em fevereiro de 2022, a Frente Brasil Popular Minas Gerais lançou uma cartilha para auxiliar na construção dos comitês.  O que é um comitê popular? Como organizar? Quem pode participar? São algumas das questões respondidas.

Para saber se já existem comitês em sua cidade ou região e receber o documento completo entre em contato com a Frente Brasil Popular pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (37) 9 9947-4014 e (31) 9 8425-9848.

O próximo encontro de organização dos comitês em Minas Gerais será no dia 30 de abril, na praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Para saber como participar, acompanhe as redes sociais da Frente Brasil Popular MG. 


 

Edição: Elis Almeida