Rio Grande do Sul

CINEMA

Longa brasileiro "A mesma parte de um homem" estreia no CineBancários nesta quinta-feira (21)

Filme dirigido por Ana Johann, com Clarissa Kiste e Irandhir Santos no elenco, entra em cartaz em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Um dos fios condutores da história é a busca da protagonista pela liberdade de decidir sua própria vida - Foto: Divulgação

Depois de reabrir em 14 de abril com o filme "Medida Provisória", o CineBancários apresenta "A Mesma Parte de um Homem", primeiro longa-metragem de ficção da diretora brasileira Ana Johann. Com Clarissa Kiste e Irandhir Santos no elenco, o longa entra em cartaz na sessão das 17h, dividindo a programação da semana com "Medida Provisória", de Lázaro Ramos.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424 - Centro Histórico de Porto Alegre. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria. Idosos, estudantes, bancários, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

Sobre "A Mesma Parte de um Homem"

Na trama, Renata (Clarissa Kiste) é uma mulher de quarenta anos que vive na vila rural com seu marido e uma filha adolescente. Inicialmente, ela concebe o medo como um sentimento corriqueiro, mas ao passar por algumas situações, começa a encontrar o desejo e a pulsação da vida. A história e as personagens têm muito da experiência pessoal da diretora Ana Johann, que viveu até os 14 anos em uma vila rural no interior do Paraná.

"'A Mesma Parte De Um Homem' é sobre pessoas que cruzaram o meu caminho, memórias da minha infância, mas, ao mesmo tempo, transvestidas em outros corpos, em outras histórias, já que como contadora de histórias eu posso simular mundos e possibilidades (...) Penso que existem muitos filmes no mundo e o mais importante e honesto é eu escrever sobre o meu universo que foi inicialmente rural e que continua sendo muito forte em mim. Eu saí deste lugar, mas estas pessoas estão de certa forma impregnadas em mim", explica a diretora.

Um dos fios condutores da história é a busca da protagonista pela liberdade de decidir sua própria vida. Com esse olhar, a presença feminina se consolida tanto na narrativa como na formação da equipe de produção, por isso a maior parte dos profissionais da equipe são mulheres. A questão de papeis sociais pré-determinados pela questão de gênero também se faz presente na narrativa. "O filme também fala de papeis construídos pela sociedade do que é ser homem, do que é ser mulher e eu enquanto roteirista posso sacudi-los", complementa a diretora.

Protocolos

As sessões serão realizadas com todas as medidas preventivas e protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como limitação da ocupação da sala, uso obrigatório de máscara, higienização do espaço após o término de cada filme e disponibilização de álcool gel na recepção do cinema. Antes das sessões será exigida a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19.

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail [email protected]

PROGRAMAÇÃO

21 a 27 de abril

15h - Medida Provisória

17h - A mesma parte de um homem

19h - Medida Provisória

*Não há sessões nas segundas-feiras


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira