Distrito Federal

Cultura

Carlinhos Brown faz show em Brasília nesta sexta-feira (29), entrada gratuita

Evento é promovido pelo Sindicato dos Bancários e também terá apresentação da banda Maskavo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Carlinhos Brown desembarca em Brasília para show gratuito onde deve mostrar músicas de seu mais novo álbum SIM.ZÁS - Imas Pereira

Para celebrar seu aniversário de 60 anos, o Sindicato dos Bancários do Distrito Federal oferece show especial do multi-instrumentista baiano Carlinhos Brown nesta sexta-feira (29), no Setor Comercial Sul, zona central de Brasília. O evento, que tem entrada franca e começa às 20 horas, é mais uma edição do tradicional Sexta Básica. 

Realizado pelo sindicato há anos, o projeto tem por objetivo levar arte, cultura e entretenimento ao centro da capital federal, em local de fácil acesso para toda população do DF e no setor representativo para os profissionais bancários e bancárias de Brasília.

O show marcará o ano em que Carlinhos Brown também celebra seus 60 anos. Ele vai apresentar SIM.ZÁS, seu novo álbum onde revisita alguns de seus sucessos carnavalescos. Como salienta o ilustre baiano,  “as grandes canções feitas para o Carnaval, são também para o depois, uma vez que, em nossa cultura, o Carnaval gira em nosso pensamento, mesmo em cinzas”.

Em SIM.ZÁS, Brown traz releituras de parcerias com grandes nomes da MPB: "Tema de Amor", com Marisa Monte; “Ponto de Atravessar”, composta com Michael Sullivan; “Rua É”, em parceria com Pierre Onassis; “Paixão de Rua”, com Junior Meirelles; “Deus é Percussão”, autoral; e “Amantes Cinzas”, com Arnaldo Antunes.

O álbum foi lançado em 18 de fevereiro e está disponível em diferentes plataformas. Ao silenciar algumas percussões das canções, Carlinhos busca, neste lançamento, a simplicidade e o poder da melodia e da rítmica para dizer que poesia carnavalesca se dá no entrelaçar das notas instrumentais, em especial, da percussão, e da letra.

“E tudo é mágico. A poesia brota das rítmicas ancestrais percussivas, aliadas às mensagens que se comuniquem com aquele momento”, e projeta nessas releituras que “mesmo com todas as dificuldades, alguma coisa em nossa alma se fará festa”, completa o primeiro músico brasileiro Embaixador Ibero-Americano para a Cultura.


Show de abertura da Sexta Básica será com a banda brasiliense de reggae Maskavo / Divulgação

A noite conta ainda com a abertura da brasiliense Maskavo. Com seus elementos marcantes, riffs de guitarra certeiros, batidas pulsantes e arranjos bem colocados, a banda soma ao evento bom humor e alto astral. No repertório do show, o grupo apresenta os lançamentos recentes “Maria Ou Joana”, “O Mar Pro Sonhador” e “Lá no Céu”, além de músicas já conhecidas dos fãs.

Bancários

Ao longo das seis décadas de existência, o Sindicato dos Bancários do DF atua em defesa dos trabalhadores do sistema financeiro no DF, com forte atuação vida social e cultural da capital brasileira.

Possui um dos melhores teatros da cidade, que atualmente passa por uma grande reforma, além de eventos e atividades promovidas e em espaços públicos. Entre essas iniciativas culturais, está o próprio Sexta Básica, por onde já passaram nomes como Celso Blues Boy, Filhos de Dona Maria, Ângela Ro Ro, Paulinho Pedra Azul, dentre outros.

Serviço

Carlinhos Brown e Maskavo
Projeto Sexta Básica
Local: Setor Bancário Sul
Dia e horário: sexta-feira, 29 de abril, a partir das 20h
Ingressos: entrada franca
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
Mais informações
 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino