Rio Grande do Sul

LITERATURA

Palavrório: novo livro de poemas de Carlos Castelo já está à venda

Jornalista, compositor e colunista do Brasil de Fato RS, autor apresenta seu humor corrosivo que faz deslocar com o riso

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Castelo é jornalista, cofundador do grupo musical Língua de Trapo e autor de 16 livros que vão de crônicas à poesia, e de aforismos a micronarrativas - Foto: Divulgação/ Editora Urutau

O jornalista e músico Carlos Castelo, que toda a sexta-feira publica a coluna semanal Frases Desfeitas no Brasil de fato RS, acaba de lançar mais um livro. Em suas 88 páginas, Palavrório (Editora Urutau) traz em seus poemas o humor corrosivo e “aciona uma salutar máquina de ler e de deslocar com o riso”, nas palavras do professor da Unifesp, o poeta Leonardo Gandolfi, que assina a orelha da publicação.

Castelo é autor de 16 livros que vão de crônicas à poesia, e de aforismos a micronarrativas. É também cofundador do grupo musical Língua de Trapo, que por seu caráter subversivo teve várias músicas censuradas pela ditadura militar.

Sobre o lançamento, Gandolfi explica que “na primeira sequência, o famoso poema de Gonçalves Dias joga futebol, ou melhor, o futebol joga com ele. Depois, a célebre frase de Adorno sobre o fim da poesia vai parar numa blitz policial. E só para ficar nas páginas iniciais, lá vai: Poe, Gregório de Matos, James Joyce, Chico Alvim, Augusto de Campos. Todos em uma conversa direta com Carlos”.

Segundo o professor, apesar de Carlos rir desses autores com eles, o maior alvo do humor mordaz é ele mesmo, sua figura como poeta. “Nesse sentido, é impagável a reescrita autoderrisória que o autor faz de outro Carlos: “Carlos Drummond? — o anjo indagou/Expliquei-lhe que era Castelo/O anjo saiu voando e aconselhando:/Vai, Carlos, ser qualquer coisa na vida/poeta já tem coisa melhor”. Como é bom rir de si e da poesia, mas sem perder a ternura”, completa.

Aquele pequenino anel que tu me deste,
Na real, não era de vidro, nem se quebrou
fui dar um rolê lá pela Zona Leste
E o lanceiro, taqueopariu, catou

(trecho de Palavrório)

O livro encontra-se a venda no site da Editora Urutau pelo valor de R$ 45,00. Clique aqui para acessar a loja virtual.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira